Vida de coach poderia ser mais fácil. Além de termos que trabalhar, ainda precisamos defender nossa profissão da imagem negativa que está no mercado.
Outro dia conversei com um cliente cético que me deixou nervoso. A situação me lembrou o quão importante é educarmos as pessoas sobre o que é o coaching sério e ético, pois a desinformação e o preconceito são barreiras para um relacionamento efetivo entre coach e cliente.*
Permita-me reproduzir um trecho dessa conversa (autorizada pelo cliente):
Calebe: “Olá, Cliente. Muito prazer! Gostaria de saber qual o seu principal objetivo com o coaching?”
Cliente: “Olá. Olha, para ser sincero, não sei bem por que estou aqui. Minha esposa insistiu que eu procurasse um coach, disse que poderia me ajudar com algumas coisas no trabalho. Mas francamente, não vejo como conversar sobre meus problemas vai mudar alguma coisa na minha vida profissional.”
Calebe: “Agradeço a sinceridade. Você seguiu a recomendação de sua esposa, e cá estamos nós. Gostaria de entender o que você espera do coaching.”
Cliente: “Olha, não quero parecer grosseiro, mas não espero muito, para ser honesto. Vim mais para agradar minha esposa do que qualquer outra coisa. Ela fica falando que eu ando muito irritado em casa, que preciso me "encontrar" de novo no trabalho. Mas o que ela não entende é que as coisas mudaram. O mundo corporativo não é mais o mesmo de quando comecei minha carreira.
Eu sou engenheiro, sempre fui prático. Resolvo problemas, não fico filosofando sobre eles. Então, sinceramente, não sei o que você pode fazer por mim. Talvez me dizer como lidar com esses jovens que chegam achando que sabem tudo, ou como fazer meu chefe perceber que mereço uma promoção depois de tanto tempo. Mas duvido que uma conversa vá resolver isso.”
Calebe: “Agradeço novamente por sua honestidade. Se entendi corretamente, você é uma pessoa muito prática e disse que talvez eu possa te dizer o que fazer. Mas eu sou um coach, meu papel não é te dizer o que fazer. Isso está mais para um mentor ou um consultor. Fiquei curioso, o que você acha que um coach faz?”
Cliente: “Ah, então você não vai me dizer o que fazer? Interessante. Bom, para ser franco, não faço a menor ideia do que um coach realmente faz. Sempre achei que fosse uma espécie de conselheiro profissional, sabe? Alguém que dá dicas de carreira, ensina truques para ser mais produtivo, esse tipo de coisa.