É possível dizer que, nos últimos 30 anos, passamos por algumas das mudanças mais importantes da história. O fim da União Soviética e a lógica de mundo da Guerra Fria, o ataque às Torres Gêmeas, Lehman Brothers e a crise econômica de 2008, Primavera Árabe, COVID-19 e muitos outros episódios marcaram o início de uma nova era. O mundo do século XXI é radicalmente diferente do que era poucas décadas atrás.
Incrível mesmo é pensar que, durante todos esses acontecimientos históricos, pessoas do mundo inteiro continuavam a trabalhar e as empresas continuavam a fazer negócios, sempre evoluindo e se adaptando aos desafios e pressões globais.
Em 1993, se lançava o Mosaic, o primeiro navegador Web da história disponível para o público geral. A Internet se popularizava e os computadores ganhavam cada vez mais espaço nas casas das pessoas. Em 2003, com a estabilização após os acontecimentos da bolha DotCom, empresas com planos completamente baseados na Internet ganhavam força – neste ano, o LinkedIn foi lançado – e se transformavam em negócios lucrativos. Em 2013, lançaram os discos rígidos preenchidos com Hélio, algo que revolucionou a capacidade de armazenamento de dados, e que impulsionou o avanço da computação na nuvem. E, finalmente, em 2023, o mundo conheceu o CHAT-GPT, que rapidamente se transformou em uma febre global, aceita como a inovação mais importante do século.
E o que Liderança de Opinião têm a ver com isso?