Se você quiser alcançar suas maiores aspirações, superar seus desafios e desenvolver o que há de melhor em si, precisa assumir 100% de responsabilidade sobre sua vida.
A verdade é: somos os únicos responsáveis por nossa vida, mas raras vezes pensamos desta maneira.
A regra geral nos manda culpar o outro ou uma circunstância qualquer por nossos obstáculos, problemas e reveses. Esse tipo de atitude alivia nossa consciência por um tempo, mas nos atrela permanentemente a esses problemas e reveses, impedindo nosso crescimento.
Quando algo nos acontece, podemos assumir dois tipos de atitude: chamar a responsabilidade para nós e agir, ou negá-la, responsabilizando outra pessoa ou circunstância.
Quando negamos nossa responsabilidade, quando culpamos outra pessoa, Deus, o destino, o Universo, a sorte ou uma circunstância qualquer, colocamo-nos em posição de vítima. E nessa condição renunciamos ao controle de nossa vida. Perdemos a esperança, o entusiasmo e a motivação, e nos acomodamos em um estado de resignação, estagnação e frustração. É nesse momento que a confiança dá lugar à depreciação, reclamação, discussão, comparação e crítica.