Falar sobre grupos é falar sobre dialética, sobre processos de interação e intervenção é falar sobre pensamento sistêmico, onde não há verdades absolutas e sim - Um Encontro D´Eus rumo a Sabedoria Coletiva.
Dulce Soares – INSPSIC | Portugal, 2022.
1 - É muito importante ter uma formação para atuar no Coaching de Um para Muitos, evite se aventurar nesta modalidade sem proficiência e experiência, além de ser uma ação inadequada e inapropriada, você poderá ter problemas com o processo e com o cliente lá na frente.
2 - Faça cursos acreditados a International Coach Federation, aqui você correrá o bom risco de ter uma formação de excelência, tudo é avaliado pela área de Acreditação da ICF e da EMCC: o conteúdo programático, o coach responsável pelo programa e a sua experiência, quem faz parte do corpo docente, o alinhamento do conteúdo com as 8 competências e as 29 sub competências coletivas, a experiência dos professores e dos supervisores e se o corpo docente detém credenciais ACTC, MCC, PCC, ACC da ICF e ESIA / EMCC.
3 - Pratique as Competências ICF ao interagir com seu cliente, inclusive na sessão zero, neste momento você terá a oportunidade de explicar o que é coaching e o que não é, além de apresentar as 6 modalidades de desenvolvimento de equipes.
4 - Estimado colega Coach, não busque vender coaching de equipe logo na 1a. Reunião, é muito comum ao apresentarmos os conceitos de cada modalidade ao cliente, ele venha a perceber qual é a sua real necessidade, outras abordagens podem ser contratadas e inaugurar ali um grande projeto de desenvolvimento humano que pode durar na empresa ao longo de 12 a 24 meses.