icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #134 - Julho 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 134 - IDG - parte 2

Olá caríssimos leitores e leitoras,

mais uma edição, e trazemos a segunda parte do dossiê sobre os IDGs.

Os interesses imediatistas estão levando pessoas, organizações, o meio ambiente, enfim, o mundo para o buraco. Parece que até a natureza cansou da negação humana da associação entre mudanças climáticas e fatores antropogênicos, produzindo uma série de eventos catastróficos ao redor do mundo.

Os IDGs nascem do esforço de uma série de pessoas muito conscientes e conectadas com um futuro sustentável para a humanidade como parte integrante da natureza.

Para a maioria dos povos indígenas, não existe uma separação entre humanidade e natureza, pois entendem que homem e natureza estão intimamente ligados e fazem parte de uma única divindade.

Conforme fomos criando cidades e civilizações e colocando a natureza cada vez mais para longe, fica clara a separação entre nós e a natureza, e que precisamos explorá-la para obter dela os insumos de que precisamos para a sobrevivência e a “prosperidade”.

Assim, voltar a compreender esta unidade, humanidade e natureza, sendo que só existimos dadas circunstâncias extremamente específicas, únicas e singulares, sem as quais nossa sobrevivência está ameaçada, torna-se tão urgente.

Não basta mais falarmos em sustentabilidade nos moldes nos quais esta palavra vem sendo utilizada nas últimas décadas, buscando um ponto de equilíbrio entre explorar mais e não colapsar o sistema natural.

É tempo de falarmos em REGENERAÇÃO.

Que maravilha, que sonho será, ligarmos o jornal e a notícia ser: “no último ano, a floresta amazônica foi regenerada em 20.000 km2, e esta taxa de regeneração é o dobro da taxa histórica anual de desmatamento”.

Que nível de consciência a humanidade como um todo precisa atingir para eleger pessoas competentes, honestas para cargos públicos e para nossas grandes corporações, para influenciar as decisões na direção da sensata REGENERAÇÃO?

Que este segundo dossiê, com onze artigos, somado ao anterior com nove, possa contribuir para o despertar de um pensamento crítico, que busca mais informação, que contesta o status quo, que exerce um consumo consciente, que lê mais, pesquisa mais, faz mais perguntas, conversa mais, que busca consenso ao invés de vitória, que busca harmonizar ao invés de derrotar, que busca o bem comum ao invés do individual.

Sigamos em nossa missão de despertar a reflexão sobre a importância do SER sobre o TER, e que as pessoas compreendam que tudo começa pelo autoconhecimento.

Meu voto, de nossa equipe e de cada autor(a), é que que você tenha uma excelente leitura. 

Abraços

Luciano Lannes 

Artigo publicado em 02/07/2024
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Apresentação do dossiê - Prática de Vida Integral

Parece que foi ontem que coordenei e escrevi um artigo para o dossiê de Teoria Integral na Revista Coaching Brasil, edição 81 de fevereiro de 2020. Aquela publicação marcou um momento importante no avanço da abordagem integral no Brasil. Desde então, tenho acompanhado com entusiasmo o crescimento, ainda que gradual, da metateoria de Ken Wilber em diferentes ambientes, diálogos e... leia mais

6 minutos

Do Burnout ao Chamado para uma Vida Integral

Entre Wilber, Steiner e o caminho vivo do autoconhecimento: um convite ao renascimento humano O chamado para uma vida integral Há momentos na vida em que o corpo fala mais alto do que qualquer teoria. No meu caso, ele gritou.Em 2020, no auge da pandemia, recebi o diagnóstico de Síndrome de Burnout. Depois de anos cuidando de times, projetos e resultados na área de Tecnologia, sempre com o... leia mais

13 minutos

Práticas Somáticas no Coaching Integral: corporificando o desenvolvimento

O objetivo deste artigo é, com base em experiência prática e formação profissional, trazer os fundamentos do Coaching Integral e demonstrar como as Práticas de Vida Integral quando cuidadosamente desenhadas e intencionalmente realizadas, potencialmente constituem o caminho no qual o amadurecimento psicológico-espiritual acontece e traz com ele transformações em múltiplas áreas da vida.... leia mais

18 minutos

Apresentação do dossiê: Action Learning: Quando o Mundo se Encontra no Brasil

Olá! Estou novamente aqui com vocês, e confesso que escrever este dossiê traz uma emoção ainda maior que a anterior. Se coordenar a edição 149 foi especial, estar à frente desta edição 150 é simplesmente mágico – e não apenas por ser um marco para a Revista Coaching Brasil, mas pelo momento histórico que estamos vivendo. Mais uma vez, agradeço ao Luciano Lannes pela confiança... leia mais

7 minutos

Coaching e Resiliência na Era da Incerteza

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”  Mahatma Gandhi   Estamos vivendo tempos marcados por profundas e desafiadoras transformações e instabilidades. O que antes era seguro, previsível e duradouro — com relações estáveis, economias sólidas e carreiras lineares — hoje se mostra frágil e efêmero. A Era da Incerteza  chegou, moldando... leia mais

9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium