revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #133 - Junho 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Transformar-se para Transformar

O modo como você vive está melhorando as condições de vida para o maior número de seres? Ou você acredita que está separado de alguém ou de alguma forma de vida?

É tempo de despertar, de expandir a consciência humana, de sair do casulo e voar livremente. Liberdade é responsabilidade.

(Monja Coen)

-----------------

Nesses tempos de profundas e aceleradas transformações, novas e desafiadoras habilidades têm sido sinalizadas como essenciais para todas as pessoas e, de modo especial, para as atuais e futuras lideranças.

O Fórum Econômico Mundial há décadas, tem apresentado tendências que impactam a economia, a política, o desenvolvimento sustentável e, especificamente, o mundo do trabalho em termos de competências consideradas cruciais para os desafios deste século de tantas disrupções.

O modelo do passado – ainda tão recente -, já não atende mais às demandas do futuro que já se faz presente para a maioria. Pensar em uma carreira linear e progressiva dentro de uma organização é coisa do passado. Desaprender, reaprender e aprender continuamente é a nova “lei” desses novos tempos, é o que chamamos de “lifelong learning”.

Ninguém vai sobreviver se permanecer estático diante do tsunami de transformações que acontecem diuturnamente em todos os países, afetando todo tipo de empresa de quaisquer segmentos da economia.

O que isso significa? Que qualquer pessoa que não investir no seu desenvolvimento, que não se requalificar, perderá espaço. Novas profissões nascem todos os dias e, já se sabe, que muitas crianças de hoje daqui a 20 anos trabalharão em negócios e áreas que hoje não existem.

Entretanto, não basta apenas a qualificação técnica para enfrentar os atuais e futuros desafios. Todos os estudos são unânimes em afirmar que o que já faz e cada vez mais vai fazer a diferença são as habilidades humanas, uma vez que somente as competências técnicas não serão suficientes para um profissional ser considerado bem-sucedido nessa nova era.

Até mesmo porque o avanço acelerado da tecnologia já assume muitas atividades técnicas antes realizadas pelas pessoas. Porém, o que é específico do humano será cada vez mais valorizado.

Então, vai se destacar quem for o mais humano possível. A prática dos valores humanos, dos princípios éticos que orientam a nossa conduta passa a ser um requisito indispensável na seleção e avaliação do desempenho de todas as pessoas.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Ninguém é igual a você e esse é o diferencial da sua marca pessoal

Porque esse tema é importante: Em tempos de redes sociais, e exposição constante de imagem, a pressão por construir uma marca pessoal de sucesso pode gerar um efeito avassalador na nossa saúde mental. Todos os dias somos bombardeados com imagens e histórias de sucesso de pessoas que seguem um padrão ao falar, ao se vestir e até mesmo ao que consumir, e é muito fácil acabar acreditando... leia mais

10 minutos

Eles não veem?

Eram 5 horas da manhã, parecia um dia comum, estacionei meu carro na rua de sempre, caminhei até o ponto de ônibus onde aguardei a chegada do fretado às 5 horas e 30 minutos e às 8 horas chegava ao escritório. No entanto este dia parecia ter mais luz! Estava tomada por um misto de sentimentos e emoções e de um desejo enorme de libertação. Era minha grande oportunidade, pois Ana... leia mais

13 minutos

Tudo que é essencial eu carrego comigo

Olho e vasculho a mochila. É importante perceber o que pode estar nela sobrecarregando meus ombros, minhas pernas, minhas costas, meu coração. Uma peregrina carrega sua mochila por todo o caminho e o que vai dentro desta mochila é um dos grandes desafios para além dos roteiros, horários, refeições, companhias, apoios. O que carregamos faz muita diferença na qualidade da caminhada. É... leia mais

15 minutos

Grupo 1 - Entendendo o Ser Humano

Quem sou Eu, de onde vim, o que estou fazendo aqui e para onde vou? Essas são três questões fundamentais que perturbam o ser humano desde tempos imemoriais. Nesse primeiro grupo selecionei temas que vão da Felicidade até a Espiritualidade, passando por metas, mudanças, bloqueios, burnout e dois dossiês focados na mulher, que estão excelentes. Em um mundo do trabalho tão... leia mais

6 minutos

A confiança, base de todo relacionamento na vida e no trabalho - Como medi-la para melhor performar

1 - A confiança, o que é, e, o que não é? A confiança é uma competência comportamental de relacionamento. Alguns comportamentos, conscientes ou não, nos aproximam das pessoas, enquanto alguns outros nos afastam. A competência da confiança não se encontra na capacidade de confiar em todos e tudo. Confiar demasiado por ser perigoso tanto quanto desconfiar demais. Portanto a... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium