revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #133 - Junho 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Transformar-se para Transformar

O modo como você vive está melhorando as condições de vida para o maior número de seres? Ou você acredita que está separado de alguém ou de alguma forma de vida?

É tempo de despertar, de expandir a consciência humana, de sair do casulo e voar livremente. Liberdade é responsabilidade.

(Monja Coen)

-----------------

Nesses tempos de profundas e aceleradas transformações, novas e desafiadoras habilidades têm sido sinalizadas como essenciais para todas as pessoas e, de modo especial, para as atuais e futuras lideranças.

O Fórum Econômico Mundial há décadas, tem apresentado tendências que impactam a economia, a política, o desenvolvimento sustentável e, especificamente, o mundo do trabalho em termos de competências consideradas cruciais para os desafios deste século de tantas disrupções.

O modelo do passado – ainda tão recente -, já não atende mais às demandas do futuro que já se faz presente para a maioria. Pensar em uma carreira linear e progressiva dentro de uma organização é coisa do passado. Desaprender, reaprender e aprender continuamente é a nova “lei” desses novos tempos, é o que chamamos de “lifelong learning”.

Ninguém vai sobreviver se permanecer estático diante do tsunami de transformações que acontecem diuturnamente em todos os países, afetando todo tipo de empresa de quaisquer segmentos da economia.

O que isso significa? Que qualquer pessoa que não investir no seu desenvolvimento, que não se requalificar, perderá espaço. Novas profissões nascem todos os dias e, já se sabe, que muitas crianças de hoje daqui a 20 anos trabalharão em negócios e áreas que hoje não existem.

Entretanto, não basta apenas a qualificação técnica para enfrentar os atuais e futuros desafios. Todos os estudos são unânimes em afirmar que o que já faz e cada vez mais vai fazer a diferença são as habilidades humanas, uma vez que somente as competências técnicas não serão suficientes para um profissional ser considerado bem-sucedido nessa nova era.

Até mesmo porque o avanço acelerado da tecnologia já assume muitas atividades técnicas antes realizadas pelas pessoas. Porém, o que é específico do humano será cada vez mais valorizado.

Então, vai se destacar quem for o mais humano possível. A prática dos valores humanos, dos princípios éticos que orientam a nossa conduta passa a ser um requisito indispensável na seleção e avaliação do desempenho de todas as pessoas.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Descoberta da Liberdade  

Desde tempos imemoriais, os seres vivos deste planeta estão aprisionados no campo do Sansara, a eterna roda de renascimentos caracterizada por estados e situações de dificuldades e sofrimentos. Mesmo quando construímos condições prazerosas e situações favoráveis, essas são impermanentes e suas perdas ou finalizações inevitavelmente geram novos sofrimentos. Assim, a vida corre de forma... leia mais

6 minutos

Pequenos Passos, Grande Impacto: Construindo uma Cultura Inclusiva desde o Início

A pauta da diversidade e inclusão ganhou grande espaço nas organizações nos últimos anos. Empresas estão cada vez mais focadas em adotar políticas e práticas que promovam a inclusão, ampliando a diversidade em seus times ou até mesmo em campanhas publicitárias. No entanto, criar um ambiente de trabalho onde todas as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas e com oportunidades iguais... leia mais

9 minutos

Os Desafios da Implantação de uma Cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão

Introdução A diversidade, equidade e inclusão (DEI) é uma estratégia cada vez mais relevante nas organizações, visando criar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, que valorize todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. No entanto, implementar uma cultura de DEI é um desafio significativo. Dados do IBGE de 2022 mostram que 56% da população brasileira se... leia mais

10 minutos

IA Generativa: Uma Nova Era para o Desenvolvimento Humano

A inteligência artificial, carinhosamente chamada de “IA”, tem dominado as conversas nos últimos anos, e com razão. A promessa de máquinas que simulam a inteligência humana, capazes de aprender, criar e solucionar problemas complexos, capturou a imaginação de muitos. Dentro desse universo em constante expansão, a IA Generativa se destaca como uma das áreas mais promissoras e... leia mais

10 minutos

Novos Humanos & seus Cenários de Futuro(s) Saudáveis

“Em um mundo onde pós-verdades e deepfakes coexistirão com verdades pessoais e sutis, se tornará importante ter a consciência expandida. Somente o racional, o exato, os sentidos físicos não serão suficientes para navegar nesses futuros altamente imersivos, artificialmente inteligentes e interconectados por biosensores e multiversos. Será essencial desenvolver tecnologias humanas” Nas... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium