revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #131 - Abril 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Eles não veem?

Eram 5 horas da manhã, parecia um dia comum, estacionei meu carro na rua de sempre, caminhei até o ponto de ônibus onde aguardei a chegada do fretado às 5 horas e 30 minutos e às 8 horas chegava ao escritório.

No entanto este dia parecia ter mais luz! Estava tomada por um misto de sentimentos e emoções e de um desejo enorme de libertação.

Era minha grande oportunidade, pois Ana (nome fictício), outra colaboradora da empresa, estava em seu primeiro dia de férias o que possibilitaria que eu cumprisse meu aviso prévio durante suas férias.

Alguns meses atrás, em minha entrevista com o diretor da área de RH para o processo seletivo desta empresa, fui informada que estavam, pela sexta vez em menos de um ano, buscando um profissional para ocupar esta vaga, pois os profissionais anteriores não ficavam na empresa por mais de três meses. Segundo ele este fato se dava em função do atendimento ao cliente interno “muito difícil”.

Naquele momento soube que seria aprovada para ocupar aquela vaga, afinal toda minha trajetória profissional havia sido permeada por este cenário, por ser contratada para atender clientes internos que não mais desejavam serem atendidos pelos profissionais presentes na área de recursos humanos da organização, mas por profissionais que seriam contratados, de mercado, para assumirem tal posição.

Em meu primeiro dia de trabalho logo fui orientada por Ana a não ir de carro, pois os estacionamentos da região eram caros, sem contar que noventa por cento dos profissionais utilizavam o serviço de fretado como prática da organização. No segundo dia, assim como em todos os demais, às 17 horas, Ana me dizia:

- “Vamos Tathi, se arrume, temos 15 minutos para chegar no ponto de ônibus, não podemos perder o fretado. Largue tudo, termina amanhã.”

O horário do almoço era o mesmo cenário, Ana me informava que eu deveria me arrumar para irmos almoçar, sempre onde ela mesma escolhia, afinal ela conhecia bem a região e apenas com quem ela convidasse.

Em duas semanas de atuação, eu estava sendo elogiada pela área do cliente considerado difícil ao CEO da empresa no Brasil e sendo reconhecida pelo CEO na matriz (em outro país), no entanto o que deveria ser uma grande alegria para a área, se tornou o meu calvário.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Os Desafios da Implantação de uma Cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão

Introdução A diversidade, equidade e inclusão (DEI) é uma estratégia cada vez mais relevante nas organizações, visando criar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, que valorize todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. No entanto, implementar uma cultura de DEI é um desafio significativo. Dados do IBGE de 2022 mostram que 56% da população brasileira se... leia mais

10 minutos

IA Generativa: Uma Nova Era para o Desenvolvimento Humano

A inteligência artificial, carinhosamente chamada de “IA”, tem dominado as conversas nos últimos anos, e com razão. A promessa de máquinas que simulam a inteligência humana, capazes de aprender, criar e solucionar problemas complexos, capturou a imaginação de muitos. Dentro desse universo em constante expansão, a IA Generativa se destaca como uma das áreas mais promissoras e... leia mais

10 minutos

Novos Humanos & seus Cenários de Futuro(s) Saudáveis

“Em um mundo onde pós-verdades e deepfakes coexistirão com verdades pessoais e sutis, se tornará importante ter a consciência expandida. Somente o racional, o exato, os sentidos físicos não serão suficientes para navegar nesses futuros altamente imersivos, artificialmente inteligentes e interconectados por biosensores e multiversos. Será essencial desenvolver tecnologias humanas” Nas... leia mais

10 minutos

Construindo uma Cultura de Coaching: Cases e Desafios

Um número crescente de organizações reconhece o valor da construção de uma cultura de coaching que ofereça aos colaboradores, em todos os níveis, a oportunidade de desenvolverem as suas competências, aumentarem o seu valor e alcançarem os seus objetivos profissionais. Desde 2014, a International Coaching Federation (ICF) e o Human Capital Institute (HCI) vem pesquisando os componentes... leia mais

12 minutos

Desenvolvimento Vertical de Líderes: Construindo o Futuro com os Inner Development Goals

No atual cenário de complexidade e incerteza, o desenvolvimento de liderança precisa ir além da transferência de conhecimentos e habilidades. Este artigo diferencia o desenvolvimento horizontal do vertical, enfatizando como este último amplia a capacidade de liderança transformacional. Apresentamos os Inner Development Goals (IDGs) como modelo para acelerar o desenvolvimento... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium