icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #13 - Junho 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 13

Nossa coach Maria nos escreve nbsp Comecei a refletir sobre as diferen as entre as pessoas Como que para um cliente o processo rende e surgem mil reflex es enquanto que com outros fica tudo meio parado e n o avan a Pergunto Existem pessoas mais inteligentes que outras e essas podem ter maior benef cio de um processo de Coaching comum que num processo de Coaching muitas vezes o coach julgue que as coisas n o est o acontecendo como deveriam acontecer que o processo est lento arrastado e at que n o esteja acontecendo comum tamb m que em alguns desses casos o coach por mais experiente que seja responsabilize apenas seu coachee pelo resultado do processo imaginando que esse coachee n o inteligente e proativo o suficiente para um processo de Coaching a partir desse ponto de vista que quero falar um pouco sobre o que entendemos por intelig ncia Algumas pessoas possuem maior facilidade com as mat rias exatas outras com as humanas H indiv duos que possuem habilidade para dan ar enquanto outros por mais que treinem n o conseguem ter uma desenvoltura t o boa Existem in meras raz es para essas diferen as de aprendizagem entre eles est a Teoria das Intelig ncias M ltiplas que mostra que as pessoas aprendem com mais facilidade quando s o incentivadas a desenvolver a intelig ncia que possuem maior habilidade Conhecer as m ltiplas intelig ncias e como desenvolv -las importante pois podemos obter melhores resultados em nossos processos A teoria das intelig ncias m ltiplas foi desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard liderada pelo psic logo Howard Gardner na d cada de Na pesquisa foram identificados e descritos sete tipos de intelig ncia lingu stica l gico-matem tica espacial musical cinest sica interpessoal e intrapessoal Normalmente as intelig ncias lingu stica e l gico-matem tica s o as mais valorizadas nos processos como os de Coaching pois s o as que mais se mostram presentes nesse m todo que prioritariamente conversacional e aqui podemos estar cometendo em nosso fazer um enorme equ voco importante ressaltar que as pessoas...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 147

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: estou me capacitando em uma conceituada instituição para ser coach profissional e tenho que conduzir 50 horas de coaching com diferentes clientes. Minha opção foi oferecer coaching a pessoas de um departamento da qual já fui gestora, ou seja, meus clientes não são meus liderados hoje, mas foram meus liderados há cerca de um ano. Quando os... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 146

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: conduzi diversos processos de coaching de carreira e percebi um padrão bastante comum. A questão de diversos clientes vai muito além de carreira: as pessoas chegam inseguras, patinam, dizem que querem uma coisa e não dão os passos necessários para atingir seus objetivos. Sinto que minha capacidade de apoiar certos clientes é muito limitada, já... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 145

Nossa coach Maria nos traz a seguinte pergunta: existem pesquisas sérias sobre coaching e inteligência artificial? Sim, Maria, existem várias. Uma boa fonte é buscar artigos no Google Acadêmico (https://scholar.google.com/). Posso compartilhar com você dois artigos especialmente interessantes sobre coaching e inteligência artificial (IA) que foram apresentados na conferência do Hudson... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 144

Nosso coach João nos traz a seguinte pergunta: a inteligência artificial vai substituir coaching? Caro João, esta é a pergunta de um milhão de dólares: impossível responder sim ou não. Recentemente estive em uma conferência sobre coaching e esse assunto foi tratado por diferentes apresentadores. Compartilho aqui algumas reflexões sobre o tema feitas por um pesquisador de coaching. O... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 143

Nossa cliente Maria no traz o seguinte caso: além de conduzir processos de coaching com clientes que me remuneram também tenho clientes pro bono. Gosto de ter clientes que não me pagam porque é uma maneira de contribuir com algumas ONGs com as quais me identifico. Além disso acrescento horas de coaching ao meu portfólio. A questão é que percebo duas diferenças nas sessões nas quais não... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium