Introdução:
Jovens talentos no esporte, a realidade que alguns vivem no início da carreira e a esperança depositada pela família nestes atletas, as vezes cobra preços altos demais, a começar por ter que deixar a sua casa e a família para morar longe, podendo ser nas dependências dos clubes, numa república ou em Containers.
Clubes economicamente bem estruturados conseguem oferecer condições mais desejadas de alojamento, alimentação, educação e apoio psicológico. Clubes com dificuldades financeiras tem recursos escassos de alojamento e alimentação, quanto mais de cuidar da educação e acompanhamento psicológico para prover formação saudável e estruturada.
O papel do olheiro:
Um olheiro para o futebol é uma pessoa responsável por observar jogadores de futebol em busca de talentos e jogadores com potencial para se destacarem no esporte. O olheiro avalia diversos aspectos dos jogadores, como habilidades técnicas, físicas e táticas, além de analisar o comportamento e o temperamento dos atletas. Seu objetivo é identificar jovens promissores ou jogadores que possam reforçar equipes de futebol profissionais ou de base. O olheiro faz relatórios detalhados sobre os atletas observados, que servem como base para o planejamento e tomada de decisão dos clubes. Estes estão presentes e se fazem presentes pelo Brasil afora.
Uma outra possibilidade são as peneiras, clubes fazem testes para jovens atletas, que começam aos 12 anos de idade em várias categorias e são divididos por ano de nascimento: 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e assim até 2011 e para participar, o jovem ou a família dele precisa fazer a inscrição e pagar uma taxa. Pode ser que um clube vincule a inscrição a entrega de 1 Kg de alimento não perecível. Tem um ou outro clube que exige comprovante escolar atual. Avisos, como o que segue, pode dar uma ideia de que a família deverá arcar com os custos.
Cuidados e atentos aos avisos como:
– Clube não disponibiliza alojamento.
– Clube por enquanto não auxilia com ajuda de custo.
– Não cobra mensalidades.
– Não paga transferências de outras federações.
A figura do Empresário
Aqui entra a participação do empresário, que vendo ou sendo alertado pelo olheiro da existência do atleta com talento, portanto diferenciado, passa a oferecer ajuda financeira e claro ficando sob a sua tutela o atleta. A ideia é ter o investimento pago com vultuosas cifras com a negociação do atleta para um clube dentro ou fora do Brasil e claro, pela lei Pele, quem detém o passe do jogador tem retorno inclusive na venda da venda.