revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #127 - Dezembro 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Pontos Fortes e Confiança

A confiança acelera os negócios, melhora os relacionamentos e reduz o estresse no trabalho. Ela é uma catalisadora da performance e do bem-estar humanos, porém não é um assunto trabalhado com a devida atenção e intenção no dia-a-dia.

Vemos ambientes tóxicos, microgestão, lideranças sobrecarregadas, síndrome de impostor e índices alarmantes de ansiedade, preocupação e burnout em colaboradores. São sinais de deterioração na confiança e na segurança psicológica dos ambientes de trabalho.

Como podemos mudar esse cenário? Desenvolvendo competências de confiança, que podem ser trabalhadas de forma rápida, natural e consistente.

Neste artigo, construo em cima do que Cyrille Schneider apresentou em seu artigo “A confiança, base de todo relacionamento na vida e no trabalho”, neste mesmo dossiê. Explorarei como utilizar pontos fortes para potencializar o ciclo virtuoso: Autoconfiança > Confiança Dada > Confiança Recebida. Recomendo a leitura antes de você seguir em frente.


Autoconfiança com Pontos Fortes

“Conhece-te a ti mesmo.” -Sócrates

Autoconfiança é acreditar em si mesmo. Ela traz um sentimento de convicção quanto à própria capacidade de sucesso, independentemente dos contextos e situações externas. Ela permite decidir e depois agir com coragem e determinação.

Pesquisas mostram que 2 em cada 3 pessoas não têm consciência sobre seus Pontos Fortes. Numa cultura focada nas falhas, reconhecer o seu valor pode ser confundido com arrogância. Mas podemos superar esse desafio, com humildade e sabedoria.

A mentalidade de pontos fortes busca focar naquilo em que você tem mais aptidão e motivação intrínsecos, sua rota única de excelência, na qual você potencializa seus talentos naturais, interesses e valores para fazer a diferença no mundo.

Seu valor não está no que você faz. Seu valor está em quem você é, aquilo que, se tirarem tudo de você, fica. Sua essência.

Conhecer e usar suas fortalezas todos os dias aumenta sua sensação de autoeficácia. Você faz algo bom e que te faz bem. É a intersecção entre alta performance (resultados, competência) e bem-estar (felicidade, motivação).

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Grupo 3 - Abordagens Metodológicas

Ao longo desses 10 anos da Revista Coaching Brasil, trouxemos muitas metodologias procurando abrir a “caixa preta”, e mostrar os fundamentos, foco, possibilidades e limitações de cada metodologia. Fiz uma lista com todas as abordagens metodológicas que já abordamos, e caso você sinta falta de alguma, por gentileza me avise que vou colocar na lista de próximas edições. Sempre... leia mais

10 minutos

Sobre Escuta Ativa

Ao falarmos de comunicação, a grande ênfase na maior parte dos cursos, é colocada na nossa capacidade e habilidade em nos comunicarmos bem, de forma clara. Praticamente em todo curso que ministrei sobre Comunicação Empática, com base na CNV (Comunicação Não Violenta), alguém citava a importância de termos uma comunicação assertiva. Bem, isso dá uma longa discussão sobre o que... leia mais

4 minutos

A Relevância do Autoconhecimento no Processo de Coaching

Ao embarcar na jornada do coaching, muitos se deparam com a questão: "Por que é tão importante conhecer a mim mesmo?". A resposta é multifacetada, mas gira em torno de um núcleo central: o nosso modus operandi e a maneira como as emoções afetam nosso desempenho são cruciais para nosso crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. O autoconhecimento não é apenas uma ferramenta... leia mais

15 minutos

A importância da Função Materna

"Ser mãe na sociedade contemporânea é um desafio dinâmico. As expectativas e pressões da vida moderna frequentemente colocam as mães em uma encruzilhada, onde equilibrar suas necessidades com as demandas da maternidade é complexo. Em um mundo onde as mulheres estão cada vez mais ativas no mercado de trabalho, desempenhando papéis variados, a maternidade exige um malabarismo... leia mais

13 minutos

Mudando a mentalidade para superar a procrastinação

Pensando em como sair do “looping” gerado pelo processo de procrastinar, podemos visitar o termo criatividade para nosso cérebro lançar um pouco de luz neste processo de raciocínio, pois outra faceta da procrastinação reside na relação complexa que os procrastinadores estabelecem com a percepção do "tempo". Geralmente experimentam um conceito de "tempo psicológico" não alinhado com... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium