A confiança acelera os negócios, melhora os relacionamentos e reduz o estresse no trabalho. Ela é uma catalisadora da performance e do bem-estar humanos, porém não é um assunto trabalhado com a devida atenção e intenção no dia-a-dia.
Vemos ambientes tóxicos, microgestão, lideranças sobrecarregadas, síndrome de impostor e índices alarmantes de ansiedade, preocupação e burnout em colaboradores. São sinais de deterioração na confiança e na segurança psicológica dos ambientes de trabalho.
Como podemos mudar esse cenário? Desenvolvendo competências de confiança, que podem ser trabalhadas de forma rápida, natural e consistente.
Neste artigo, construo em cima do que Cyrille Schneider apresentou em seu artigo “A confiança, base de todo relacionamento na vida e no trabalho”, neste mesmo dossiê. Explorarei como utilizar pontos fortes para potencializar o ciclo virtuoso: Autoconfiança > Confiança Dada > Confiança Recebida. Recomendo a leitura antes de você seguir em frente.
Autoconfiança com Pontos Fortes
“Conhece-te a ti mesmo.” -Sócrates
Autoconfiança é acreditar em si mesmo. Ela traz um sentimento de convicção quanto à própria capacidade de sucesso, independentemente dos contextos e situações externas. Ela permite decidir e depois agir com coragem e determinação.
Pesquisas mostram que 2 em cada 3 pessoas não têm consciência sobre seus Pontos Fortes. Numa cultura focada nas falhas, reconhecer o seu valor pode ser confundido com arrogância. Mas podemos superar esse desafio, com humildade e sabedoria.
A mentalidade de pontos fortes busca focar naquilo em que você tem mais aptidão e motivação intrínsecos, sua rota única de excelência, na qual você potencializa seus talentos naturais, interesses e valores para fazer a diferença no mundo.
Seu valor não está no que você faz. Seu valor está em quem você é, aquilo que, se tirarem tudo de você, fica. Sua essência.
Conhecer e usar suas fortalezas todos os dias aumenta sua sensação de autoeficácia. Você faz algo bom e que te faz bem. É a intersecção entre alta performance (resultados, competência) e bem-estar (felicidade, motivação).