Muitos profissionais voltados ao desenvolvimento de pessoas, tendo como pano de fundo os ambientes das organizações, utilizam uma ampla gama de abordagens e metodologias para ajudar os indivíduos a melhorarem suas habilidades e maximizarem seus potenciais, tais como programas de coaching, programas de mentoria, treinamentos em habilidades específicas nas áreas de liderança, comunicação, gerenciamento de conflitos, negociação, vendas e outras mais. Há workshops voltados à aquisição de novos conhecimentos, avaliações 360 graus e projetos de assessment center.
Atuo na área de avaliação de profissionais, também conhecida como assessment center, há mais de duas décadas, e reputo o autoconhecimento como essencial ao processo de desenvolvimento de um indivíduo. Nos ambientes das organizações ou na vida pessoal, uma pessoa que deseje passar por um processo de transformação e crescer como profissional e pessoa necessita enxergar e compreender quais são suas forças, suas potencialidades, assim como suas limitações e oportunidades de desenvolvimento.
Roger Birkman, criador da ferramenta de assessment O Método Birkman, afirmava que todo mundo tem um dom inato e que todos podem encontrar seus propósitos e aceitarem quem são. Para evoluir é preciso primeiramente olhar para si mesmo e entender, de modo profundo, como cada um funciona. É preciso saber que aspectos influenciam o comportamento de cada pessoa, que gatilhos disparam determinadas atitudes. Há comportamentos que são percebidos e compreendidos por meio de conversas e interações entre profissional e cliente, mas há vários outros que influenciam uma pessoa a agir de um determinado modo, os quais nem sempre ficam claros e que muitas vezes são desconhecidos.