revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #125 - Outubro 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Principais Transtornos psicopatológicos na infância e na adolescência

A Clínica infantil e adolescente, por acompanhar indivíduo em desenvolvimento, possui algumas peculiaridades, como a análise da relação pais/cuidadores-criança/adolescente, a busca pelo entendimento da dinâmica familiar, seus esquemas emocionais, tendências e padrões comportamentais e o estabelecimento de uma relação de confiança terapeuta-paciente, para que este adquira liberdade emocional que o permita gerenciar suas emoções e agir de forma funcional, levando-o ao bem-estar.

O bom prognóstico dependerá da precisão diagnóstica, do bom entendimento dos sintomas e da evolução deles. Faz-se, então, necessário a investigação da infância e adolescência do paciente como sendo a fase primordial para o início do tratamento. Nessa fase é fundamental a anamnese, que inclui as entrevistas iniciais em que são coletados dados aprofundados sobre o avaliado, com foco principal no histórico do desenvolvimento mental e nos motivos que levam a criança ou o adolescente ao tratamento.

É nesse primeiro contato, que as primeiras hipóteses serão levantadas, avaliadas e confirmadas a posteriori, não excluindo a possibilidade do surgimento novas, durante tratamento. O vínculo estabelecido nesse primeiro contato tem um papel importante, pois é essencial estabelecer uma relação de confiança, empática e colaborativa para o sucesso do processo psicoterapêutico avaliativo e futuro tratamento.

Além da necessidade de entendimento sobre a peculiaridade da infância e adolescência, é categórico, ao tratar desse público, considerar o contexto ambiental e temporal. A teoria ecológica de Bronfenbrenner, explica e categoriza em cinco sistemas que têm influência sobre o desenvolvimento psicossocial da criança: microssistema – que envolve os indivíduos que têm relação com a criança (escola, família, amigos); o mesosistema – sobre as relações entre esses grupos; exosistemas – elementos que não tem relação direta com a criança, mas que podem afetar seu desenvolvimento de alguma forma (trabalho dos pais); e o macrosistema - elementos da cultura em que a criança está imersa, que afeta todos os outros sistemas (valores, crenças, religião); cronosistema – refere-se ao momento da vida em que o paciente se encontra em relação às situações que ele está vivendo. Os cinco sistemas, por sua vez, relacionam-se entre si, de maneira que a influência de um deles no desenvolvimento da criança depende do seu relacionamento com os outros, sendo organizados desde os mais próximos da criança, até os mais distantes dela.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento: O Poder Transformador das relações

Falar sobre diversidade é, na essência, falar sobre as relações. A diversidade está presente em todos os aspectos da vida e não se trata apenas de aceitá-la ou não; é uma questão de como cada indivíduo escolhe vivenciá-la em sua totalidade. Ao olharmos para a natureza, observamos a riqueza e a complexidade do mundo em que vivemos. Não poderia ser diferente em nossa sociedade. Nela, a... leia mais

12 minutos

Liderança de Opinião na Era da Inteligência Artificial

É possível dizer que, nos últimos 30 anos, passamos por algumas das mudanças mais importantes da história. O fim da União Soviética e a lógica de mundo da Guerra Fria, o ataque às Torres Gêmeas, Lehman Brothers e a crise econômica de 2008, Primavera Árabe, COVID-19 e muitos outros episódios marcaram o início de uma nova era. O mundo do século XXI é radicalmente diferente do que... leia mais

10 minutos

Perguntar é Inovar - O Impacto das Perguntas Certas na Liderança em Tempos Digitais

Quantas vezes nos perguntamos: "Será que estou fazendo a coisa certa?" Eu me pego refletindo sobre isso frequentemente. Recentemente, percebi que uma pergunta ainda mais poderosa é: "Será que estou fazendo o meu melhor?" Vivemos em um ambiente onde as perguntas são frequentemente usadas para julgar, diminuir ou enfraquecer. No ambiente corporativo, em especial, as perguntas muitas vezes... leia mais

11 minutos

Coaching Baseado em Talentos e Pontos Fortes

Sofia está ansiosa. Enquanto caminha ao encontro de seu pai imagina mil desculpas para o acidente de percurso com sua nota em história. Mais um escorregão. Ela vem tentando mudar as coisas, mas não adianta muito. O esforço compensa pouco. O corredor que liga seu quarto ao escritório parece ter quilômetros. Quando, finalmente, chega, encosta o ombro no batente e chama: “Pai”. A resposta... leia mais

12 minutos

Como os IDGs se entrelaçam, ao enxergar o que está além de nós

A estrutura dos IDGs me encanta. Para uma pessoa racional como eu, essa estrutura oferece uma maneira de organizar meus sentimentos, instintos, afetos e percepções. Consigo trazer as emoções para o campo da razão, para nomear, distinguir, individualizar e organizar e, então, devolver as minhas emoções, já processadas, para o campo da intuição.  Em outras palavras, ao... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium