Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: estou sendo patrocinada em um processo de coaching executivo por uma ONG para apoiar uma consultora associada a eles. Na reunião de empatia explicitei a importância de avisar se não puder comparecer com no mínimo 3 dias de antecedência. O assistente da consultora avisou duas faltas consecutivas em cima da hora e na última sessão marcada esse mesmo assistente entrou no zoom para avisar que a consultora iria se atrasar. Ela também não apareceu a essa sessão de coaching. A cada falta mandei e-mails e mensagens gentis e educadas que nunca foram respondidas. Agora estou com um dilema: dou uma última chance para tratarmos do assunto (que acho que é fértil) ou encerro o programa de coaching?
Prezada Maria, de fato, três faltas consecutivas em um processo de coaching é uma taxa bem alta de ausências, isso não é trivial. Em um primeiro momento podemos tentar refletir sobre quais as razões das faltas de sua cliente. Há muitas possibilidades para entender o que está acontecendo: sua cliente pode estar doente; pode não priorizar os eventos nos quais ela seja a beneficiária; pode estar acostumada na organização na qual trabalha a ser tratada dessa maneira; pode ser que não valorize o coaching porque não está pagando por ele...e mais infinitas opções e combinações! Se a cliente não explicita por que não foi às sessões de coaching, não podemos adivinhar.