Olá,
estamos há dez anos falando e escrevendo sobre os mais variados aspectos do Desenvolvimento Humano e nesse longo percurso, abordamos as mais variadas facetas do comportamento, limitações, o que nos motiva, o que traz sentido, o que nos limita, e por ai foi.
Em abril de 2023, em nossa edição 119, trouxemos o tema do Desamparo Aprendido, tema esse muito pouco conhecido daqueles que, embora trabalhem com pessoas, não são da área da psicologia. Nesse dossiê, tive o prazer de conhecer Alexsandra Dario, que escreveu sobre “O impacto do desamparo nas relações amorosas”. Gravamos um vídeo, e após a gravação ficamos batendo um papo e Alexsandra sugeriu um tema que contemplasse a complexa tarefa de criar filhos saudáveis, do ponto de vista emocional e funcional. Ideia aceita, Alexsandra coordena esse dossiê, inédito, de falar sobre criação de filhos.
Alguém poderia perguntar... mas o que criar filhos tem a ver com nosso foco de desenvolvimento humano e felicidade no mundo do trabalho?
Resumindo a resposta.... TUDO.
Sim, sabemos que a maior parte, senão todos os problemas, limitações, complexos e traumas que procuramos tratar e curar na fase adulta, tem origem na infância. Para aqueles que já são pais e mães, sabem que o rebento vem sem manual de instruções, para complicar, cada um é um, e percebe, sente e reage e age no mundo de forma distinta.
Assim, nada mais adequado do que trazer para nossos leitores, vários aspectos que afetam a criança em seu desenvolvimento, e de que forma podemos proporcionar vidas mais saudáveis para nossas crianças, para que se tornem adultos mais equilibrados, resolvidos, maduros, e com a mente mais aberta para todos os outros aspectos da elevação do nosso nível de maturidade e consciência.
Alexsandra trouxe um super time para compor esse dossiê, e planejaram com detalhes o que pais, mães e educadores precisam saber sobre o que se passa na cabeça de uma criança e como ela interpreta o mundo.
Que esse dossiê possa ajudar você a ser uma pessoa melhor, e tenha autocompaixão pois verá muitas falhas que possivelmente cometeu com seus filhos. A ampliação de visão e consciência pode fazer a diferença na vida de outras pessoas que cruzem seu caminho.
Acompanhe nossas outras colunas que estão recheadas de excelente conteúdo. Robson Santarém traz o segundo texto de sua coluna “Era uma vez.... Storytelling para humanizar” e nos presenteia com uma curiosa história.
Nos acompanhe nas redes sociais, assista aos vídeos com autores e nos apoie na divulgação.
Bom ânimo e tenha uma excelente leitura.
Luciano Lannes
Artigo publicado em 02/10/2023