icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #124 - Setembro 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 124 - Procrastinação

Olá,

Sejam muito bem-vindos a mais uma edição onde contamos com oito artigos em nossas diversas colunas regulares, e mais sete artigos em um dossiê para ajudar você a conduzir melhor um problema muito provavelmente, te afeta em maior ou menor grau: a tal da Procrastinação.

Convidei Ana Claudia Legal para coordenar esse dossiê, e ela convocou uma galera de muito peso para trazer mais luz a um tema, que muitas vezes é tratado de forma simplista, como se procrastinar fosse simplesmente uma questão de “preguiça”.

Flávia Lippi uma das autoras convidadas, nos traz uma definição aceita e muito usada na comunidade científica – “procrastinação é o fenômeno em que os indivíduos voluntariamente atrasam o começo ou a finalização de uma ação, mesmo acreditando que isso vai prejudicá-los”.

Ela ainda diz em seu artigo: “É um comportamento que acontece mesmo quando as pessoas têm plena consciência das consequências negativas. Por isso, ele não está necessariamente relacionado ao estresse em si, mas ao nosso autocontrole, autoconhecimento e autoconsciência.

Quando procrastinamos, estamos indo contra os nossos interesses e os objetivos que definimos para nós mesmos, impactando profundamente nossa vida pessoal e profissional”.

Analisar os diversos fatores como medos, antecedentes, traumas e a relação entre o que precisa ser feito e seu significado e recompensas é a missão desse dossiê. Cada artigo analisa a questão por uma ótica distinta, sem receitas de bolo, trazendo a melhor experiência e conhecimento de cada autor e autora.

Damos início nessa edição 124 a uma nova coluna capitaneada pelo querido e competente Robson Santarem: “Era uma vez.... Storytelling para humanizar”. Robson e eu fizemos juntos uma formação em Storytelling há uns bons anos. Robson, como bom escritor que é e menos procrastinador que eu, - olha nosso tema aí – colocou a mão na massa e começou a produzir. Receba essa nova coluna com muito carinho e tire o melhor dela a cada mês, afinal, como disse uma vez Eduardo Galeano:

“Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me diz que somos feitos de histórias”

Que você desfrute dessa edição e peço que nos apoie com sua assinatura e a divulgação de nosso trabalho para outras pessoas que também querem aprender mais e que gostam de gente.

Bom ânimo e tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes 

Artigo publicado em 11/09/2023
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 151 - Prática de Vida Integral

Querido(a) leitor(a), Chegamos a mais um final de ano. Alguém mais está com a sensação de que este ano passou meio rápido? Foi um ano de muitas mudanças no mundo, nas publicações, nas mídias sociais, na internet, nas empresas e nos RHs. Parece que duas letrinhas viraram a nova febre do momento “IA”. Mas o que queremos mesmo é falar sobre o humano. Alguns temas chegam de... leia mais

5 minutos

Ediitorial ed 150 - Action Learning - Parte II

Querido(a) leitor(a), Chegamos à edição 150 da Revista Coaching Brasil, e há algo profundamente simbólico nesse número redondo, cheio de sentido. Mais do que um marco editorial, esta edição representa um ciclo que se completa e, ao mesmo tempo, se renova. Em 2019, publicamos a edição 70, dedicada ao Action Learning, quando o Brasil recebeu pela primeira vez a Conferência... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 149 - Action Learning

Querido(a), leitor(a), Nesta edição trazemos o tema Action Learning, Aprender Fazendo, Refletindo e Crescendo Juntos. Há algo profundamente transformador em uma pergunta bem-feita. Ela nos obriga a parar, olhar de novo, reconsiderar certezas. É isso que o Action Learning faz , ele nos convida a viver a coragem de não saber, a humildade de perguntar e a sabedoria de aprender com o... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 148 - Cultura Organizacional

Querido(a), leitor(a), há algo invisível, mas sempre presente, que guia cada gesto, cada silêncio, cada decisão dentro de uma organização. É como uma música de fundo que nunca para de tocar, às vezes suave, às vezes estridente, às vezes quase inaudível, mas que dita o ritmo da dança. Essa música se chama Cultura Organizacional. Esse tema me acompanha há mais de três... leia mais

4 minutos

Estruturas Libertadoras

Querido(a), leitor(a), No dossiê desta edição, falamos sobre pessoas e a forma como participam e interagem em grupos e equipes, seja no trabalho, em reuniões, ou mesmo no ambiente de treinamento. A baixa participação de muitas pessoas nessas ocasiões, seja por medo, insegurança ou desinteresse, compromete a representatividade das soluções construídas e enfraquece o compromisso... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium