Você tem escutado a si mesmo? Como tem demonstrado que realmente está escutando as outras pessoas? Sabe quais são as ações que podem ser aprimoradas para melhorar a qualidade da sua escuta? Sua habilidade em escutar tem contribuído para gerar transformação e evolução ao seu redor?
Aprimorar a habilidade da escuta é uma prática constante e essencial, já que é parte importante de como interagimos e consequentemente nos relacionamos, seja para aprender ou ensinar. Em um mundo cada vez mais inclusivo, cheio de informação e com opiniões diversas é fundamental buscarmos escutar em um nível cada vez mais elevado e consciente. Assim cocriarmos espaços recheados de respeito, compaixão e sabedoria.
Ainda bem que aos poucos o aprimoramento da escuta, em todo seu dinamismo e energia, vem sendo resgatado e incorporado com destaque em práticas de diversas metodologias e abordagens a serviço do desenvolvimento humano. Eu acredito que escutar é acolher e/ou oferecer a sabedoria do silêncio interior. Essa definição surge da minha experiência como comunicólogo de formação, líder de grandes equipes e eterno estudioso. Com base em meus acertos e falhas, compartilho alguns aprendizados que entendo serem pontos primordiais para refletirmos como anda a qualidade da nossa escuta. O ato da escuta não pode ser entendido como uma ação passiva, mas sim como um poderoso processo de transformação, seja ela individual ou coletiva, interior ou exterior.
1. Escute seu silêncio