“Eu carrego um trauma dentro de mim, que vem atrapalhando toda minha vida”.
“Trauma não tem cura! Aprenda a viver com ele.”
Se as frases acima parecem familiar, é porque utilizamos a palavra “trauma” de uma forma genérica, não específica e descontextualizada.
Ok. Entendi, então o que é trauma, de fato?
Esta é nossa proposta nesse dossiê, trazer mais luz a este tema tão importante, que traz tantas consequências ao nosso desenvolvimento, prosperidade, felicidade em relações, passando inclusive por medo de barata e cachorro.
Convidei a querida e super competente amiga Ana Paula Peron para coordenar esse dossiê. Ana tem formação em Somatic Experiencing® e é uma estudiosa dos processos de funcionamento do ser humano.
Ela convidou um super time para juntos, comporem um conjunto de artigos que pudesse trazer informação na medida certa, instigar o aprofundamento pelas pessoas que se sentirem convidadas, e trazer para todos a real compreensão do que seja o trauma, e que, sim, é possível curá-lo.
Falaremos sobre “trauma e memória”, “trauma e emoções”, “trauma e performance”, e muito, muito mais.
Prepara um gostoso chá, ou um energizante café para começar a quebrar, quem sabe, alguns conceitos errados sobre Trauma, e entender quem são eles, como se formam, o que comem, como se vestem, que língua falam, e de que forma afetam nossas vidas. Vamos também entender os caminhos pelos quais eles podem ser trabalhados.
Continuamos com mais um texto instigador em nossa coluna “Coaching de um para muitos” onde Dulce Soares nos presenteia com a sequência de textos para compreendermos melhor o Coaching de grupos e equipes. Para quem ainda não leu os artigos anteriores, fundamental que inicie pelo primeiro.
Na coluna “Observatório do Coaching”, Rosa Krausz, continua a nos presentear com reflexões densas, repletas de referências para quem gosta de buscar o fundamento das coisas. Esta é uma coluna de gente grande.
Em nossa próxima edição teremos mais uma coluna: “Era uma vez... Storytelling para humanizar”. Ela é fruto de um convite que fiz ao amigo Robson Santarem, um frutuoso produtor de conteúdo de alta qualidade, que merece ser lido pelo maior número de pessoas. Aguardem.
Gostaríamos de receber sugestões de temas para novos dossiês. Avalie o que já foi escrito e nos envie suas ideias.
Bom ânimo e tenha uma excelente leitura.
Luciano Lannes
Artigo publicado em 02/08/2023
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:
Querido(a) leitor(a),
Chegamos a mais um final de ano. Alguém mais está com a sensação de que este ano passou meio rápido? Foi um ano de muitas mudanças no mundo, nas publicações, nas mídias sociais, na internet, nas empresas e nos RHs. Parece que duas letrinhas viraram a nova febre do momento “IA”. Mas o que queremos mesmo é falar sobre o humano.
Alguns temas chegam de...
leia mais
Querido(a) leitor(a),
Chegamos à edição 150 da Revista Coaching Brasil, e há algo profundamente simbólico nesse número redondo, cheio de sentido. Mais do que um marco editorial, esta edição representa um ciclo que se completa e, ao mesmo tempo, se renova.
Em 2019, publicamos a edição 70, dedicada ao Action Learning, quando o Brasil recebeu pela primeira vez a Conferência...
leia mais
Querido(a), leitor(a),
Nesta edição trazemos o tema Action Learning, Aprender Fazendo, Refletindo e Crescendo Juntos.
Há algo profundamente transformador em uma pergunta bem-feita. Ela nos obriga a parar, olhar de novo, reconsiderar certezas. É isso que o Action Learning faz , ele nos convida a viver a coragem de não saber, a humildade de perguntar e a sabedoria de aprender com o...
leia mais
Querido(a), leitor(a),
há algo invisível, mas sempre presente, que guia cada gesto, cada silêncio, cada decisão dentro de uma organização. É como uma música de fundo que nunca para de tocar, às vezes suave, às vezes estridente, às vezes quase inaudível, mas que dita o ritmo da dança. Essa música se chama Cultura Organizacional.
Esse tema me acompanha há mais de três...
leia mais
Querido(a), leitor(a),
No dossiê desta edição, falamos sobre pessoas e a forma como participam e interagem em grupos e equipes, seja no trabalho, em reuniões, ou mesmo no ambiente de treinamento.
A baixa participação de muitas pessoas nessas ocasiões, seja por medo, insegurança ou desinteresse, compromete a representatividade das soluções construídas e enfraquece o compromisso...
leia mais