revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #121 - Junho 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Lidere como um jardineiro

Um líder consciente nasce assim, consciente? Certa vez em um programa de TV, o jornalista me fez essa pergunta e depois dela eu não fui mais a mesma.

“Eu acredito que na base de um líder existem muitas coisas que podem influenciar a sua forma de liderar, desde a sua personalidade, criação, religião, família, cultura. Mas eu acredito também que é possível um líder tornar-se mais consciente, se ele quiser”.

Eu saí do estúdio pensativa com a minha resposta. Não tenho dúvida de que a base de um ser humano, tem capacidade de influenciar o líder que ele será, mas sinceramente, eu não acredito que influencie mais do que a capacidade do querer.

Reflita comigo, quantos líderes você conhece, você sabe que tiveram uma boa criação, tem boas intenções, mas que a sua forma de liderar não condiz em nada com ela?

Eu não preciso ir muito longe para buscar exemplos, eu tive um pai que liderava 100% sob o modo comando e controle. Enquanto trabalhei com ele, experimentei o pior exemplo de liderança, era como morrer todos os dias um pouco.

Assim como meu pai, conheço muitos líderes que têm o desejo de fazer o bem, mas quando aperta no bolso, pode esquecer, o desejo que importa é apenas o seu. Desejar não basta, é preciso querer ser melhor.

E como diz o cofundador do Capitalismo Consciente, Raj Sisodia, “O líder que você é, passa pela pessoa que você é”.

Então eu te pergunto, quem você é? Quais são seus valores? Como você administra os seus sentimentos? Como você trata as pessoas? O que você faz quando ninguém está olhando?

Eu conheci um líder de uma grande corporação, que toda vez que ele tinha que tomar decisões difíceis, toda vez que as coisas não saiam conforme planejado, ele ia para o jardim da empresa para cuidar das flores, podar os galhos, tirar as folhas secas. O jardim é lindo.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Sobre Felicidade

Eu quero ser feliz!! Acredito que você também queira. Mas afinal, o que é a Felicidade? Fomos educados em uma sociedade capitalista que, via inúmeros instrumentos, como filmes, comerciais, novelas, livros, artistas e a famosa mídia, nos incute a perversa associação da Felicidade com o Ter bens materiais, cargos, status e poder. Quando trazemos para uma lente crítica por... leia mais

3 minutos

A confiança como base na promoção da segurança psicológica e no desenvolvimento de líderes e equipes

No mundo de hoje em constantes mudanças, o modelo tradicional de liderança comando e controle que ainda prevalece na maioria das organizações está em falência e é algo insustentável, pois as pessoas não querem mais ser tratadas como cumpridoras de metas e se exaurirem no estresse do cotidiano em busca dos resultados a qualquer custo. A melhor solução para se ter a ruptura deste... leia mais

15 minutos

A importância das ferramentas de assessment no desenvolvimento das pessoas

Muitos profissionais voltados ao desenvolvimento de pessoas, tendo como pano de fundo os ambientes das organizações, utilizam uma ampla gama de abordagens e metodologias para ajudar os indivíduos a melhorarem suas habilidades e maximizarem seus potenciais, tais como programas de coaching, programas de mentoria, treinamentos em habilidades específicas nas áreas de liderança, comunicação,... leia mais

10 minutos

Principais Transtornos psicopatológicos na infância e na adolescência

A Clínica infantil e adolescente, por acompanhar indivíduo em desenvolvimento, possui algumas peculiaridades, como a análise da relação pais/cuidadores-criança/adolescente, a busca pelo entendimento da dinâmica familiar, seus esquemas emocionais, tendências e padrões comportamentais e o estabelecimento de uma relação de confiança terapeuta-paciente, para que este adquira liberdade... leia mais

10 minutos

Alternativas da Somatic Experiencing® sobre procrastinação

A Somatic Experiencing® (SE) é uma abordagem naturalista de resolução de estresse e trauma criada pelo doutor em Biofísica médica e Psicologia Peter Levine. Que levantou um questionamento importante: “Por que os animais selvagens, em seu habitat natural, sem influência dos homens, sofrem risco de vida, se submetem a situações de estresse intenso e não se traumatizam?” Foi... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium