Vivemos numa era de grande avanço tecnológico que impacta direta e indiretamente a nossa forma de atuarmos neste mundo de constante mudança. A velocidade destas mudanças é tão rápida que muitas vezes nos esquecemos que já vivemos de uma forma bem diferente da que vivemos hoje.
Ao voltarmos rapidamente para a virada do milênio, pouco mais de 20 anos atrás, vivíamos de uma forma muito mais analógica do que hoje. Nos anos 2000 liámos jornal impresso, a internet era mais cara e de difícil acesso, não tínhamos Facebook, poucas compras eram virtuais, Uber e Ifood eram quase inimagináveis e o celular era apenas um telefone móvel!
Pouco tempo, mas muita mudança, não é?
Se ampliarmos este olhar para cerca de 250 anos, veremos um mundo que muitas vezes temos que nos esforçar para entender e poder acreditar como era possível viver nesta época! Eram poucas as inovações tecnológicas, de forma geral a população tinha uma baixa qualidade de vida, a expectativa era de vivermos apenas 33 anos e aproximadamente 90% da população era analfabeta e vivia na linha na pobreza. Nesta época, nosso planeta tinha aproximadamente 1 bilhão de habitantes.
Deste tempo aos tempos atuais percebemos um grande avanço das tecnologias, do sistema de saúde e da qualidade de vida o que nos levou a uma expectativa de vida média de 75 anos, ocasionando inclusive um grande aumento populacional.
Muito desta transformação e evolução só foi possível pela mudança no modelo econômico ocorrido no final do século 18. Saímos de um modelo econômico baseado na forte intervenção do estado na economia para um modelo baseado no liberalismo econômico, chamado capitalismo.