Olá,
estamos completando dez anos de Revista Coaching Brasil. Era junho de 2013 quando lançamos a nossa edição número 1. Na ocasião, tínhamos um foco muito forte ao mundo do Coaching, pois queríamos trazer mais informação sobre esta abordagem tão bonita e profunda que vinha sendo denegrida por aventureiros de ocasião.
Com o passar dos anos, nosso foco foi se ampliando para o desenvolvimento humano de forma mais ampla, e fomos temas que não estavam sendo abordados de forma adequada, ou superficialmente.
Nosso foco sempre foi o de trazer temas atuais, em doses adequadas, escritos por profissionais muito competentes, para nossa reflexão e estudo e que tem, com certeza, apoiado muitos profissionais do desenvolvimento humano a terem uma atuação mais focada, estratégica, humana e com melhores resultados.
E conseguimos!
Ao longo destes anos fomos reconhecidos como uma curadoria confiável de conteúdo.
Este mês trazemos um tema que está em nossa pauta há um bom tempo e se encaixou muito bem após a edição sobre Liderança Humanizada. Nessa, vários dos autores citaram a necessidade da revisão de nosso atual modelo capitalista, para um mais ético, inclusivo e que olhasse para todos os envolvidos no processo de geração de riqueza.
Por indicação de Robson Santarém, convidei Ariolino Andrade, profissional que está envolvido com este tema há muitos anos, e que é Conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente Brasil e Fundador da Points of You Brasil. Ele, por sua vez, trouxe um time peso pesado para apresentar o conceito, refletir sobre oportunidades e riscos, assim como experiências positivas que vem acontecendo no mundo há alguns anos.
Sim, nem todo empresário é um capitalista sanguinário que quer esfolar a alma das pessoas. A própria Liderança Humanizada é uma mudança de foco importante nesse processo de olhar o outro como um legítimo outro, não uma peça do motor, mas parte constituinte do processo, e que tem uma vida fora do ambiente de trabalho, que precisa de espaço, segurança, alegria e realização.
Agradeço imensamente a todos e todas que vieram fazer parte desse dossiê, que ficou lindo, instigante, convidativo e transformador.
A você, leitor(a), peço que dedique um tempo de qualidade para a leitura dos textos, deixando a mente voar, passear pelas ideias e voltando ao chão para ver como você pode participar desse movimento que vai transformar a forma como o ser humano entende e organiza seu sistema econômico e de produção.
Bom ânimo e tenha uma excelente leitura.
Luciano Lannes
Artigo publicado em 05/06/2023