Nosso coach João nos traz o seguinte caso: terminei minha formação em coaching há um ano em uma organização séria e com boa reputação. Além do que já gastei na formação, estou surpreso com o investimento que ainda tenho que fazer. Ser membro da ICF, ter mentor, fazer supervisão, participar de conferências, adquirir livros e revistas especializadas, fazer outros cursos mais específicos. O número de clientes que tenho não comporta o investimento necessário para ser um coach sério. Quando o investimento vai se pagar?
Caro João, você está se deparando com uma espinhosa realidade: o ofício de coaching de fato requer desenvolvimento contínuo. Agora, qual atividade contemporânea não exige constante atualização? Ter uma formação robusta em coaching é condição necessária, porém não suficiente, para servir de maneira responsável a seus clientes.
Por outro lado, entendo que o investimento no desenvolvimento do coach pode ser estrategicamente pensado, para que tempo e dinheiro investidos caibam na realidade de cada coach. Antes de elaborar mais sobre os elementos de desenvolvimento que você menciona (mentoria, supervisão, conferências, livros e revistas especializadas, mais cursos sobre coaching), gostaria de esclarecer meu posicionamento frente à filiação à International Coaching Federation (ICF).