Obviamente, por eu ser publicitário, me perguntam isso quase diariamente. Mas como eu não sou gestor de tráfego ou marketeiro digital (me especializei em venda de serviços intelectuais de alto valor, então meu foco é diferenciação e posicionamento PREMIUM, não apenas venda por volume) eu quero hoje passar meu ponto de vista pessoal sobre o marketing digital, quando o foco são os especialistas em desenvolvimento humano (DH), como terapeutas, psicólogos, hipnólogos, consteladores, coaches e afins.
Acredito que minha postura seja um pouco radical ou polêmica, mas alguns pontos de vista me fazem levar a essa minha escolha de nunca ter feito um anúncio pago (mesmo eu não sendo um especialista em DH) e quero compartilhar contigo esses 3 pontos (o 3º é um pouco polêmico, admito)...
3 pontos negativos dos anúncios em marketing digital:
• Primeiro ponto: Resultados esperados.
Dez anos atrás, os resultados de um anúncio pago no Instagram eram BEM superiores por dois quesitos simples: Concorrência e algoritmo da plataforma.
A concorrência vem aumentando de maneira gradual até a pandemia, que acelerou vertiginosamente a procura de novas formas de se ganhar dinheiro. Isso fez com que milhões (sim milhões) de brasileiros olhassem para a criação de produtos digitais com olhos de “salvador da pátria” durante a crise mundial mais impactante dos últimos 80 anos.
Com essa concorrência, a qualidade final dos infoprodutos caiu abruptamente, uma vez que pessoas despreparadas buscavam resultados rápidos e os gurus apareciam com “pílulas mágicas” ou promessas mirabolantes o tempo todo. Então uma grande massa de produtos ruins e serviços mal clonados tomaram o mercado de assalto, deixando o público descontente e caindo rapidamente o faturamento de cada infoprodutor.