revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #117 - Fevereiro 2023

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Você não precisa ter um Negócio de Impacto para ter impacto com seu negócio

Os negócios causam impactos. Todos e sempre.

Impacto socioambiental nos negócios é como a Cultura Organizacional: ela existe; seja qual for a cultura da empresa.

Ela existe e “está lá” o tempo todo. Não tem como uma empresa não ter uma Cultura, da mesma forma que não tem como uma pessoa não ter hábitos.

O que acontece é que você pode ter bons ou maus hábitos. Mas você os tem. O mesmo acontece com a Cultura Organizacional.

A simples existência de uma empresa, assim como o consumo do dia a dia, causa impacto. Seja ele negativo ou positivo. Sempre há um impacto sendo gerado junto às pessoas, ao meio ambiente e às finanças. Toda pessoa física ou jurídica, tem seu impacto, seja ele aferido ou não. Seja ele bom ou ruim.

“Negócios de Impacto” é um termo da nova economia.

De acordo com o movimento ALIANÇA Pelos Investimentos e Negócios de Impacto, “Negócios de Impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental, ao mesmo tempo que geram resultado financeiro positivo e de forma sustentável.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Vieses Inconscientes: O Inimigo Invisível na Promoção da Diversidade & Inclusão

Vamos imaginar: você trabalha em uma empresa que valoriza a inclusão e a diversidade, onde todos se sentem realmente à vontade para ser quem são. Parece perfeito, certo? Só que, na prática, alcançar esse ambiente ideal não é fácil. No caminho, enfrentamos obstáculos que nem sempre são visíveis – um deles é o viés inconsciente. Você já ouviu falar de viés inconsciente? É... leia mais

12 minutos

Neurociência e Bits: Como a IA Elevou Meu Jogo no Coaching

Vida de coach poderia ser mais fácil. Além de termos que trabalhar, ainda precisamos defender nossa profissão da imagem negativa que está no mercado. Outro dia conversei com um cliente cético que me deixou nervoso. A situação me lembrou o quão importante é educarmos as pessoas sobre o que é o coaching sério e ético, pois a desinformação e o preconceito são barreiras para um... leia mais

14 minutos

Economia circular, budismo e as habilidades internas para a regeneração

Vivemos hoje uma metacrise: ecológica, política, cultural, humanitária, de refugiados, de epidemias, de saúde mental... um cenário de complexidade e de constantes e rápidas mudanças. Podemos dizer que parte dessa crise tem relação com o modelo econômico criado há séculos e sustentado até hoje. Um modelo econômico que não respeita os limites planetários, que vai frontalmente contra... leia mais

14 minutos

A caminho de Varsóvia

“Estaríamos ainda a 643 km de distância de Chernobyl mas, só o fato de estarmos seguindo naquela direção naquele dia, nos deixava muito amedrontados. Um ataque ainda poderia ocorrer e o terror se espalharia por muitos e muitos quilômetros. Mais de 30 anos após o grave acidente, ainda restam sequelas e memórias que jamais se apagarão. Mas a fina neve que caia durante o caminho... leia mais

5 minutos

Porque os times comem a cultura no café da manhã

Peter Drucker disse a famosa frase que “a cultura come a estratégia no café da manhã”. Com isso, ele destacou que, por melhor que seja a sua estratégia, é a cultura da sua empresa que realmente determina o quanto ou pouco sucesso você terá no geral. Acho, porém, que por sua vez, são os times que comem a cultura no café da manhã!   Não existe uma definição única... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium