Em 2023, aqui no Quintessa, aceleradora de impacto, completamos 14 anos trabalhando com negócios de impacto, partindo de uma crença de que as empresas não só podem, como devem, ser parte da solução dos nossos principais desafios sociais e ambientais.
Nos últimos anos, começamos a apoiar, além dos empreendedores de negócios de impacto diretamente, também as grandes empresas, institutos, fundações, investidores e famílias empresárias em suas iniciativas de inovação com impacto positivo. Nosso crescimento nesta frente se deu em consonância ao processo de evolução do mercado, em que pudemos influenciar e acompanhar de perto os movimentos do mercado e da ascensão da agenda ESG.
Não é nenhuma novidade que, em pouco tempo, esta agenda se tornou pauta prioritária para grande parte das lideranças corporativas. No entanto, diferente dos negócios de impacto, que já nascem com a missão de resolver desafios sociais e ambientais por meio da sua atividade principal, as médias e grandes empresas não possuem necessariamente essa missão, e precisam implementar novas práticas que conectem os aspectos ambientais, sociais e de governança à sua atividade principal, com o objetivo de não apenas reduzir o impacto negativo gerado, como promover impacto positivo.