Um planejamento bem estruturado pode transformar sonhos em realidade, reduzir as incertezas e aumentar a motivação para o cumprimento das metas que levarão ao objetivo, no tempo pré-definido.
Mas, esse não é um hábito para a maioria dos brasileiros. As pessoas, primeiro gastam e depois decidem como vão pagar. Não é à toa que o índice de endividamento das famílias brasileiras superou a casa dos 70%, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em setembro de 2022. Assim como não é hábito de boa parte dos profissionais planejarem as suas carreiras, em geral, esperam que um dia sejam reconhecidos. Um dia é tempo indefinido, pode demorar anos para a pessoa viver o futuro sonhado. E o resultado? Frustração, desmotivação, mágoas…
Apesar disso, elas insistem em dizer que planejar em tempos de mudanças aceleradas é uma perda de tempo. E viver na corda bamba, preocupadas com o amanhã, não é também uma perda de tempo? A desorganização pessoal e profissional pode nos conduzir a um lugar desordenado; nesse lugar gastamos energia com ações que nos trazem pouco ou nenhum resultado. Como consequência, os problemas aumentam e afastam as possibilidades de soluções.
“Um problema não pode ser solucionado pela mesma mentalidade que o criou”.
Albert Einstein
Seja você executivo, autônomo ou empreendedor, confie em si, no outro e nos negócios. Confie em suas experiências e na capacidade de fazer acontecer. Ainda que o cenário econômico aponte incertezas, ao definir uma meta você terá ações concretas a executar e indicadores para medir o sucesso do plano e será capaz de adotar medidas para ajustar o percurso entre o presente e o futuro desejado.