O crescimento/desenvolvimento profissional requer uma curiosidade ativa. Isso significa ser intencional em sua curiosidade e em como você usa as informações que obtém dessa curiosidade para ser uma pessoa melhor e um profissional e coach mais competente. Tatiana Bachkirova, uma acadêmica líder em coaching no Reino Unido sugere que o desenvolvimento pode ser entendido "como uma combinação de mudanças no organismo manifestadas em um continuado aumento da capacidade de se envolver com e influenciar o ambiente e de cuidar das necessidades e aspirações internas". (2011, p. 77). No cerne do crescimento/desenvolvimento pessoal e profissional está a consciência de quais são seus valores e sua moral: esta é sua ética, e de como você se engaja com eles em seus projetos e atividades profissionais.
O curioso de ter o desejo de conduzir projetos no espaço profissional é o resultado. Não apenas o sucesso ou o fracasso dos projetos, mas como o projeto influencia sua própria ética profissional e pessoal. As seguintes pequenas histórias de três grandes projetos são peças reflexivas que em parte mostram como a ética tem influenciado meu desenvolvimento. Tenho a esperança de que o leitor ache as histórias interessantes e informativas, e o estimule a refletir sobre suas próprias atividades profissionais e pessoais para os pontos de crescimento, também sobre onde e quando a ética esteve em jogo e como tudo isso influencia seu coaching.
1. Bem-estar de si mesmo e dos outros
Foi durante outubro de 2019 que eu tive o desejo de escrever mais profissionalmente para continuar a melhorar minhas habilidades de escrita. Eu conhecia o espaço no qual eu queria escrever - Psicologia Positiva e Coaching. Surgiu a ideia de me tornar a editora de um livro sobre estes temas. O que se manifestou foi um projeto de livro que desde então descrevi como a enciclopédia de Psicologia Positiva e Coaching. O título: Treinamento em Psicologia Positiva no Local de Trabalho, publicado no final de 2021 com a editora Springer.
Em março de 2020, a Covid-19 começou a dominar o mundo inteiro. A redação começou com mais de 40 autores de todo o mundo colaborando conosco, antes de sabermos que estávamos em uma pandemia. À medida que o projeto avançou desde a edição em agosto de 2020 até o lançamento do livro virtual em outubro de 2021, ao final todo o projeto se tornou um projeto pandêmico do Covid-19 com muito a se considerar.
Como isso está relacionado à ética, você pode se perguntar? Meus pensamentos estavam preocupados em como a pandemia poderia impactar o projeto do livro. Como a principal comunicadora e gerente do projeto, eu ponderei: Que responsabilidades eu tenho para comigo mesma? Que responsabilidades tenho para com nossos autores colaboradores? E quanto ao meu bem-estar e motivação e ao de todos, durante estes tempos extraordinários. Quem pode ficar doente e não poder continuar? Será necessário encontrar novos autores para escrever ou apoiar?