Dilemas éticos são decisões que envolvem escolhas moralmente fundamentadas. É preciso refletir sobre qual caminho devemos seguir, muitas vezes até precisando optar entre caminhos igualmente certos, lembrando que escolher não escolher é, por si só, uma escolha.
Vamos pensar em alguns casos em que você precisaria fazer e comunicar uma escolha ética no aqui-e-agora da situação:
1 - Você é gerente de um projeto de serviços de coaching executivo prestados a uma grande organização. Você também é um dos coaches do projeto. Ou seja, você administra a rede dos coaches que atendem ao patrocinador e, ao mesmo tempo, tem clientes naquela empresa. Uma nova diretora de RH, recém-chegada do mercado, pede uma reunião com você para saber detalhes do processo. Durante a reunião, para a qual ela convidou outras pessoas de sua equipe, ela começa a compartilhar informações sobre como o cliente que você atende está impactando negativamente a equipe e pares e segue comentando que tudo indica que ele será demitido no próximo mês. Faz ainda diversas perguntas sobre os objetivos que tal cliente alinhou na reunião inicial com o Gestor.
2 - Seu cliente de coaching executivo, cujo processo é patrocinado pela empresa, compartilha com você que está ‘namorando’ com uma organização concorrente e ainda não decidiu se vai aceitar a proposta ou permanecer onde está. Gostaria de discutir com você os prós e contras na sessão que está começando.
3 - Você está voltando de um treinamento com seu sócio. Ambos atendem clientes de coaching na mesma organização onde acabaram de oferecer um workshop. Ao trocarem percepções sobre o dia, seu sócio faz alguns comentários sobre o comportamento do cliente dele em sala de aula que revelam algumas informações sobre o conteúdo do coaching com seu cliente.