O termo "segurança psicológica" evoca uma sensação de conforto e distensão: seria o equivalente profissional de um grande abraço de proteção. E, de certa forma, é exatamente isso. Mas, não se trata, pura e simplesmente, de acolhimento; na verdade, é quase o oposto, segundo a professora da Harvard Business School Amy Edmondson, líder mundial no assunto.
A segurança psicológica cria o ambiente necessário para que as pessoas se sintam confiantes, expressem seus pensamentos e admitam erros, sabendo que não serão excluídas por isso. Esse é um poderoso caldo de cultivo para excelência e inovação. Porém, para que a segurança psicológica seja sustentável, disciplina e limites claros são elementos essenciais.
Mas o que significa exatamente “segurança psicológica”?
Significa dizer que, eventualmente, quando precisarmos nos envolver em conflitos produtivos ou conduzir conversas difíceis com o nosso time, ninguém se sentirá ameaçado ou desconfortável por isso. Entretanto, Edmondson enfatiza que não devemos confundir segurança psicológica com “...uma licença para lamentar ou para começarmos a dizer tudo o que não funciona; e, certamente, não é um convite para relaxar e baixar as expectativas de desempenho".