revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #108 - Maio 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Quebrando o status quo: Felicidade ou conformismo

De acordo com a famosa pirâmide de Maslow e versões atualizadas de pirâmides de necessidades, o ápice de felicidade de uma pessoa está na autorrealização.

Para alcançar esse topo, muitas coisas são propostas, como aproveitar os momentos, amor-próprio, resiliência, autoconhecimento e a lista se estende.

Não se engane, cada um desses pontos é importante, porém são consequências.

Anos atrás, psicólogos descobriram que existem dois caminhos para a autorrealização: conformismo ou originalidade. 

Originalidade nada mais é do que o ser criativo. Desafiar o status quo, buscar novas ideias para melhorar em algo.

Enquanto conformismo é seguir o efeito de manada, fazer mais do mesmo e manter o status quo. Simplesmente viver no "automático".

De forma mais crua, o conformismo é a queda em um limbo mental que não permite você ser feliz, reduz sua motivação e produtividade. A criatividade é nula e apenas existe a rotina diária.

Do outro lado, ser criativo é um estímulo para o cérebro. O resultado de quebrar o status quo, é ser mais feliz e motivado.

Firefox e Chrome VS Internet Explorer e Safari

Para provar isso que comentei, o economista Michael Housman realizou um estudo com mais de 30.000 funcionários de call centers.

Munido de dados desses colaboradores, ele percebeu que usuários do Chrome ou Firefox ficavam 15% a mais de tempo no emprego, faltavam 19% a menos e eram mais felizes. Fechavam mais vendas em menos tempo e tinham índices de satisfação do cliente 25% maior do que o grupo que utilizava Internet Explorer ou Safari.

Não é por conta dos navegadores que eles são mais bem sucedidos e felizes, mas precisamos entender o hábito por trás do motivo da escolha de navegador.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos

O Trinômio Revelando Uma Nova Possível Narrativa Sobre a Abundância

Finalizei o texto anterior convidando você, caro leitor, a algumas reflexões: - Se a escassez e a extravagância são opostos, qual seria o lugar, ou o novo lugar, da abundância neste trinômio? - Que novo tabuleiro começa a se desenhar aqui? - Qual é esta “nova” interpretação sobre a abundância que vai surgindo?   Estas também são as reflexões nas quais estamos,... leia mais

11 minutos

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium