Quando se pensa em um caldo nos vêm logo a cabeça uma ideia mental de algo líquido e que precisa de cozimento. Estranho seria pensar que em cada caldo há um conjunto de fatores reunidos para que ele seja maior ou menor, eficaz ou ineficiente, saboroso ou não. De qualquer forma temos a tendência de buscarmos algo delicioso e que nos agrade.
Assim como os Países que partilham muitas vezes o mesmo idioma mas estão alocados em territórios e com geografia diferente. Cada país possui hábitos, costumes e valores multiculturais. Todo esse conjunto societário influencia diretamente nos recursos e potencial humano.
Estamos assistindo todos a uma Guerra que pode trazer consequências sem precedentes à história da Humanidade. Impossível não conectar o impacto de assistir a uma, ao fato de ter podido conviver de perto com a realidade de dois países que sobreviveram a duas Guerras. Países como Angola e Moçambique atravessaram guerras civis e mantiveram suas raízes e identidades. Portugal também precisou sempre passar por grandes guerras para ter transformações durante todo o seu desenvolvimento como Nação e ainda teve que se adequar as regras da União Europeia.
Muitos ditados populares podem envolver o continente africano e tentar buscar em sua história algo que difunda o valor de se lutar todos os dias pelo que se acredita. O ser humano em sua essência procura sempre por liberdade. Desenvolver pessoas, está sem dúvidas, genuinamente ligado a ideia de que somos veículos para transpor e não impor o que de melhor se pode proporcionar às mentes humanas.
E quando falamos em desenvolver pessoas, devemos sempre buscar uma bússola orientadora de ideias sempre objetivando alcançar o que de melhor cada pessoa pode trazer para agregar valor não só aos ambientes de trabalho como também na sociedade em que estão inseridas.
Eu pude viajar por alguns países, mais especificamente por Angola, Brasil, Moçambique e Portugal nos últimos anos, convivendo com diversas culturas sociais e organizacionais diferentes, sendo muitas vezes gestora, estagiária ou somente observadora destas realidades.