Que momento! Não imaginávamos que esse tema ganharia espaço tão rápido no Brasil como tem ganhado. E sermos convidadas para coordenarmos esse dossiê é mais uma prova de que a Segurança Psicológica não é um tema da moda e que veio para ficar.
Já era hora! Depois de tantas décadas de um modelo de trabalho valorizando o capital financeiro e intelectual, prioritariamente, e o foco na produção em escala, atropelando os valores humanos, finalmente o capital emocional passa a ser um elemento essencial para a sobrevivência dos negócios.
E falar sobre segurança psicológica é falar sobre o capital emocional e todas as suas nuances no mundo do trabalho, onde a potência da diversidade que existe na inteligência coletiva é o que será capaz de transformar as relações e os resultados gerando impacto para além dos muros da organização.
Pois já não estamos mais na era dos indivíduos e sim na era das relações humanas.
É por isso que convidamos você a navegar nesse tema sob o olhar dos nossos autores e autoras convidados. Nas próximas páginas, você vai conhecer um pouco mais da segurança psicológica sob a perspectiva da especialidade de cada um.
Aproveite!
Um abraço carinhoso,
Patrícia e Veruska
Artigo publicado em 03/03/2022