icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #105 - Fevereiro 2022

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 105

Já passou janeiro e tudo começa a voltar ao ritmo. Mas que ritmo podemos esperar para 2022? Em casa, para quem pode? Presencial total de novo? Meio a meio? Conversas inteligentes, abertas, com respeito e empatia? Aumento da intolerância, da violência?

Em relação do isolamento já estão saindo pesquisas e estudos sobre o que as pessoas desejam e o que as empresas descobriram ser eficiente, produtivo e, principalmente, que reduza custos.

Fevereiro ainda é comecinho de ano e é tempo de planejar o que vai acontecer este ano, em nossas vidas, no trabalho, no país, e por aí vai.

Pensando nisso, e na “vibe” de nossa edição de janeiro, nasce essa edição, que pediu para ser chamada de “A Arte de Gestar”. Neste dossiê, temos seis artigos para gerar reflexões fora das linhas convencionais. Aliás, convencional não é muito a nossa cara, nem dos nossos autores, que tem carta branca para expor suas ideias. 

Em “Um outro olhar” Ana Pliopas nos traz um caso interessante de um executivo querendo fazer uma análise profunda dos rumos que quer dar à sua carreira, mas de repente, fica cheio de certezas. O que aconteceu?

Em nossa coluna “ICF e a arte do Coaching” Rachel Vianna escreveu um texto profundo sobre o exercício da presença.

Mônica Alvarenga em sua coluna “Coaching Ontológico” faz uma análise dos rumos do Coaching Ontológico no Brasil. Muito interessante.

Após a interrupção em janeiro por conta de termos pedido para Rosa participar do dossiê, sua coluna “Observatório do Coaching” volta com força total. Sem dúvida, seus textos são os mais densos e profundos, repletos, claro de muitas referências bibliográficas. São textos para gente grande. Vale muito a pena fazer uma programação para degustar cada um deles.

Temos também a volta de Dani Mir com sua coluna “Finanças para Coaches”, trazendo para reflexão a questão de quem é responsável pela sua longevidade.

Para coroar esta segunda edição do ano, nada melhor do que ler o amigo Ricardo Farah, que neste texto de “Eu, cada vez melhor”, fala sobre muitos aspectos do desenvolvimento humano, e em especial sobre a importância do servir.

Que seu ano seja de muitas realizações.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes Editor

Artigo publicado em 01/02/2022
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 149 - Action Learning

Querido(a), leitor(a), Nesta edição trazemos o tema Action Learning, Aprender Fazendo, Refletindo e Crescendo Juntos. Há algo profundamente transformador em uma pergunta bem-feita. Ela nos obriga a parar, olhar de novo, reconsiderar certezas. É isso que o Action Learning faz , ele nos convida a viver a coragem de não saber, a humildade de perguntar e a sabedoria de aprender com o... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 148 - Cultura Organizacional

Querido(a), leitor(a), há algo invisível, mas sempre presente, que guia cada gesto, cada silêncio, cada decisão dentro de uma organização. É como uma música de fundo que nunca para de tocar, às vezes suave, às vezes estridente, às vezes quase inaudível, mas que dita o ritmo da dança. Essa música se chama Cultura Organizacional. Esse tema me acompanha há mais de três... leia mais

4 minutos

Estruturas Libertadoras

Querido(a), leitor(a), No dossiê desta edição, falamos sobre pessoas e a forma como participam e interagem em grupos e equipes, seja no trabalho, em reuniões, ou mesmo no ambiente de treinamento. A baixa participação de muitas pessoas nessas ocasiões, seja por medo, insegurança ou desinteresse, compromete a representatividade das soluções construídas e enfraquece o compromisso... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 146 - Coaching Climático

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Tem coisa que a gente escuta e o corpo já reage, não é mesmo? “Crise climática” é uma delas. Só de ouvir, já vem aquele misto de incômodo, negação, peso… e vontade de mudar de assunto rapidinho. Afinal, parece papo para cientista da ONU, ativista deitado no asfalto ou político querendo ganhar votos com selo verde. E aí vem... leia mais

5 minutos

Editorial - Ed. 145 - icw 2025 - EMPODERE, INSPIRE, CELEBRE

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. O ICW 2025 nos presenteou com um verdadeiro banquete de ideias sob o tema "Empodere, Inspire e Celebre". Mais do que um evento, foi um movimento que ecoou pelos quatro cantos do planeta, demonstrando a força do coaching como ferramenta de evolução humana. E hoje, com imenso orgulho, trazemos até vocês os sabores mais ricos dessa... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium