Olá, assinante,
pela segunda vez fazemos uma edição trazendo uma degustação do que foi o CONVERGE21 produzido e realizado pela ICF.
Trata-se de encontro bienal onde grandes especialistas, estudiosos e pessoas ávidas por atualização de ponta se encontram. Ao contrário dos eventos anteriores, presenciais, este foi totalmente online, para salvaguardar a saúde e bem-estar de todos.
Neste dossiê, você terá dez artigos que representam uma amostra do que se passou neste evento. Aqui, dez coaches da ICF Brasil, que participaram do evento, escreveram sobre uma palestra em particular que assistiram e trazem, não só um resumo, mas sua visão sobre o tema abordado.
Tenho certeza de que esta é uma oportunidade muito rica para ter contato com o pensamento de especialistas que não são conhecidos por aqui.
Claro que cada artigo é apenas uma provocação à sua curiosidade e necessidade, que posteriormente poderá investigar melhor o pensamento e obra de cada autor apresentado. Aliás, uma pesquisa que não tem fim, pois uma referência leva a outra, e a outra e por aí vamos. Esperamos que desfrutem da leitura de cada artigo do dossiê.
Também neste ano comemoramos os cinco anos da parceria com a ICF quando criamos a coluna “ICF e a arte do Coaching”. Lembro que foi na gestão do amigo João Luiz Pasqual e ele escreveu esta coluna por um bom tempo.
Ao lado de Ana Pliopas e Rosa Krausz, compõe o trio com o maior número de artigos publicados na Revista.
Esta é a última edição deste estranho ano de 2021, onde iniciamos falando sobre Complexidade e prosseguimos com Liderança Generativa, Responsabilidade Social, Inteligência Emocional, Comunicação Autêntica, Antroposofia, Codesenvolvimento, Burnout, Coaching de Grupos e Equipes, Autocompaixão e Autocuidado, Futuros e finalizamos agora com o CONVERGE21.
Nesta edição também chegamos à marca de 20 artigos publicados na seção “Observatório do Coaching”, coluna esta capitaneada pela mestra Rosa Krausz, que está em nossas páginas desde a primeira edição. Uma fonte espetacular de estudo e pesquisa para todos que desejam aprofundar sua visão sobre o Coaching e em especial o Coaching Executivo e Empresarial.
Também foi o ano em que rompemos com muito orgulho a barreira das 100 edições, com 1413 artigos. Um projeto que teve início em junho de 2013 e acabou afinando sua identidade de curadoria de conteúdo diferenciado na área do desenvolvimento humano.
Para mim em particular e para muitas pessoas, grandes emoções foram despertadas por este ano que se encerra, oportunidade ímpar para um contato mais íntimo com nossos afetos, que sinalizam alegrias, insatisfações e ciclos que se encerram.
Que 2022 venha com mais calma e amorosidade.
Tenha uma excelente leitura.
Luciano Lannes
Editor
Artigo publicado em 05/12/2021