revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #103 - Dezembro 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 103 - CONVERGE21

Olá, assinante,

pela segunda vez fazemos uma edição trazendo uma degustação do que foi o CONVERGE21 produzido e realizado pela ICF.

Trata-se de encontro bienal onde grandes especialistas, estudiosos e pessoas ávidas por atualização de ponta se encontram. Ao contrário dos eventos anteriores, presenciais, este foi totalmente online, para salvaguardar a saúde e bem-estar de todos.

Neste dossiê, você terá dez artigos que representam uma amostra do que se passou neste evento. Aqui, dez coaches da ICF Brasil, que participaram do evento, escreveram sobre uma palestra em particular que assistiram e trazem, não só um resumo, mas sua visão sobre o tema abordado.

Tenho certeza de que esta é uma oportunidade muito rica para ter contato com o pensamento de especialistas que não são conhecidos por aqui.

Claro que cada artigo é apenas uma provocação à sua curiosidade e necessidade, que posteriormente poderá investigar melhor o pensamento e obra de cada autor apresentado. Aliás, uma pesquisa que não tem fim, pois uma referência leva a outra, e a outra e por aí vamos. Esperamos que desfrutem da leitura de cada artigo do dossiê.

Também neste ano comemoramos os cinco anos da parceria com a ICF quando criamos a coluna “ICF e a arte do Coaching”. Lembro que foi na gestão do amigo João Luiz Pasqual e ele escreveu esta coluna por um bom tempo.

Ao lado de Ana Pliopas e Rosa Krausz, compõe o trio com o maior número de artigos publicados na Revista.

Esta é a última edição deste estranho ano de 2021, onde iniciamos falando sobre Complexidade e prosseguimos com Liderança Generativa, Responsabilidade Social, Inteligência Emocional, Comunicação Autêntica, Antroposofia, Codesenvolvimento, Burnout, Coaching de Grupos e Equipes, Autocompaixão e Autocuidado, Futuros e finalizamos agora com o CONVERGE21.

Nesta edição também chegamos à marca de 20 artigos publicados na seção “Observatório do Coaching”, coluna esta capitaneada pela mestra Rosa Krausz, que está em nossas páginas desde a primeira edição. Uma fonte espetacular de estudo e pesquisa para todos que desejam aprofundar sua visão sobre o Coaching e em especial o Coaching Executivo e Empresarial.

Também foi o ano em que rompemos com muito orgulho a barreira das 100 edições, com 1413 artigos. Um projeto que teve início em junho de 2013 e acabou afinando sua identidade de curadoria de conteúdo diferenciado na área do desenvolvimento humano.

Para mim em particular e para muitas pessoas, grandes emoções foram despertadas por este ano que se encerra, oportunidade ímpar para um contato mais íntimo com nossos afetos, que sinalizam alegrias, insatisfações e ciclos que se encerram.

Que 2022 venha com mais calma e amorosidade.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes Editor

Artigo publicado em 05/12/2021
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 108 - Felicidade e Bem-Estar

Olá, amigos e amigas, da Revista Coaching Brasil. Chega o mês de maio e o ano caminha a passos largos. Começamos este ano aqui na revista de forma bem diferente. Em janeiro, fizemos uma edição dando as boas-vindas a 2022, e que acabou gerando, ou melhor, gestando, a edição de fevereiro, que chamamos “A arte de gestar”. Chegou março e trouxemos a “Segurança Psicológica”... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 107

Olá, amigos e amigas, da Revista Coaching Brasil. Chegamos com mais uma edição trazendo um tema mais do que oportuno, não somente no momento em que o mundo ainda vive guerras e disputas de espaços e poder, mas pela enorme questão humana que é a convivência na diversidade. A coordenação deste dossiê ficou a cargo do querido Ermil-Mihai Diaconescu, romeno, fluente em português, e... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 106

Olá, amigos e amigas, da Revista Coaching Brasil, E chegamos a março, o terceiro mês deste ano cheio de surpresas. Nosso tema de dossiê vem sendo curtido há um bom tempo: Segurança Psicológica. Pessoalmente como coach e trainer, tenho namorado esta abordagem há pelo menos 4 anos, mas confesso que não sabia que havia tanta teoria e prática já desenvolvidas. O universo nos... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 105

Já passou janeiro e tudo começa a voltar ao ritmo. Mas que ritmo podemos esperar para 2022? Em casa, para quem pode? Presencial total de novo? Meio a meio? Conversas inteligentes, abertas, com respeito e empatia? Aumento da intolerância, da violência? Em relação do isolamento já estão saindo pesquisas e estudos sobre o que as pessoas desejam e o que as empresas descobriram ser eficiente,... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 104

E chega mais um ano!!! Seja bem-vindo 2022. Que tenhamos o foco, a coragem, a lucidez, a clareza de enfrentar nossos demônios, nossas resistências, e que possamos caminhar na direção da luz, da luz de cada um de nós. Cada vez fica mais claro e nítido que o que mais intimida, assusta e paralisa o ser humano, não são desafios extraordinários, ou riscos exagerados. O que mais nos... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium