Foresight é um processo sistemático para visualizar as possibilidades do futuro a longo prazo, identificando tendências emergentes e áreas de pesquisa da ciência, tecnologia, meio ambiente e sociedade que impactam a economia e o modo de viver do planeta.
A Prospectiva e o Foresight andam juntos, antecipando, trazendo clareza e organização e ajustando planos do presente. Não garantem o futuro, mas reduzem a margem de erro dos movimentos de inovação.
A Prospectiva Estratégica ganha destaque quando o assunto é inovação nos negócios. No mundo corporativo, questiona o atual status da gestão dos negócios, frágil e pouco competitivo perante os formatos digitais e pós digitais.
A Prospectiva Estratégica vem complementando o Planejamento Estratégico tradicional nas empresas, e traz vantagem competitiva em tempos de inovação.
Na maioria dos debates sobre o momento disruptivo do mercado, ouvimos muitos executivos entendendo claramente o que vai acontecer, mas não sabendo com precisão como se preparar para o que vem ou antecipar o cenário na prática, através de metodologias pragmáticas.
Esta é questão para a qual essas duas metodologias trazem a resposta: como antecipar o futuro na prática, usando e polinizando metodologias de diversas escolas de futurismo do mundo. Jouvenel, Godet, Peter Schwartz, Martini são boas referências de estudo no assunto.
O processo prospectivo promove prontidão para a mudança organizacional, possibilita que as empresas se preparem e se adaptem para absorver as ameaças e aproveitar as oportunidades da era pós-digital. Prospectar é observar causas que ensejam mudanças; é investigar para antecipar o que poderá acontecer em determinada área.
Principais objetivos do Foresight Estratégico aplicado:
• Capacitar pessoas e empresas a olharem de forma ampla e transversal para a complexidade global do mundo;
• Habilitar a comunidade corporativa a usar métodos de visualização de futuros que cabem em diferentes contextos;
• Ajudar empresas a responderem de forma proativa às novas demandas do mercado global e local;
• Interpretar e usar sinais para criar o pensamento antecipatório;
• Despertar criatividade e imaginação para criar o que ainda não existe.
Segundo Erik Overland, presidente da World Futures Studies Federation, "Foresight não trata da previsão de fatos e sim da criação de consciência sobre o futuro. Países vêm estudando como lidar com o que está acontecendo e mapeando o que pode acontecer antecipadamente. Ele afirma acreditar que nada, nem o futuro ou suas predições, pertencem a um grupo ou a uma pessoa. Não há verdade absoluta nem um framework fechado sobre o que é ou não é futurismo ou sobre quem é futurista ou trendwatcher, palestrante, curioso, futurólogo ou surfista da onda da moda apenas."