revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #102 - Novembro 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Foresight e Prospectiva Estratégica

Foresight é um processo sistemático para visualizar as possibilidades do futuro a longo prazo, identificando tendências emergentes e áreas de pesquisa da ciência, tecnologia, meio ambiente e sociedade que impactam a economia e o modo de viver do planeta.

A Prospectiva e o Foresight andam juntos, antecipando, trazendo clareza e organização e ajustando planos do presente. Não garantem o futuro, mas reduzem a margem de erro dos movimentos de inovação.

A Prospectiva Estratégica ganha destaque quando o assunto é inovação nos negócios. No mundo corporativo, questiona o atual status da gestão dos negócios, frágil e pouco competitivo perante os formatos digitais e pós digitais.

A Prospectiva Estratégica vem complementando o Planejamento Estratégico tradicional nas empresas, e traz vantagem competitiva em tempos de inovação.

Na maioria dos debates sobre o momento disruptivo do mercado, ouvimos muitos executivos entendendo claramente o que vai acontecer, mas não sabendo com precisão como se preparar para o que vem ou antecipar o cenário na prática, através de metodologias pragmáticas.

Esta é questão para a qual essas duas metodologias trazem a resposta: como antecipar o futuro na prática, usando e polinizando metodologias de diversas escolas de futurismo do mundo. Jouvenel, Godet, Peter Schwartz, Martini são boas referências de estudo no assunto.

O processo prospectivo promove prontidão para a mudança organizacional, possibilita que as empresas se preparem e se adaptem para absorver as ameaças e aproveitar as oportunidades da era pós-digital. Prospectar é observar causas que ensejam mudanças; é investigar para antecipar o que poderá acontecer em determinada área.

Principais objetivos do Foresight Estratégico aplicado:

• Capacitar pessoas e empresas a olharem de forma ampla e transversal para a complexidade global do mundo;

• Habilitar a comunidade corporativa a usar métodos de visualização de futuros que cabem em diferentes contextos;

• Ajudar empresas a responderem de forma proativa às novas demandas do mercado global e local;

• Interpretar e usar sinais para criar o pensamento antecipatório;

• Despertar criatividade e imaginação para criar o que ainda não existe.

Segundo Erik Overland, presidente da World Futures Studies Federation, "Foresight não trata da previsão de fatos e sim da criação de consciência sobre o futuro. Países vêm estudando como lidar com o que está acontecendo e mapeando o que pode acontecer antecipadamente. Ele afirma acreditar que nada, nem o futuro ou suas predições, pertencem a um grupo ou a uma pessoa. Não há verdade absoluta nem um framework fechado sobre o que é ou não é futurismo ou sobre quem é futurista ou trendwatcher, palestrante, curioso, futurólogo ou surfista da onda da moda apenas."

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Jogo da Vida

O alarme do celular é o primeiro som que escuto, bem cedo. Algumas “sonecas”, e logo estou curioso para descobrir todas as incríveis novidades que podem ter acontecido enquanto o mundo todo dormia: passo o olho no Face, no Whats e no email. Eventualmente me deparo com um email do chefe, com a mais recente crise no trabalho, e a primeira pontada de dor de cabeça, ainda tímida, se anuncia.... leia mais

13 minutos

Sobre culturas, idealizações e expectativas

Este artigo foi escrito a quatro mãos, por duas pessoas com um sonho em comum: viver e trabalhar na Alemanha. Claro que a palavra sonho já implica em um bocado de fantasia, e a realidade adora puxar seu tapete, de formas variadas. Somos amigos desde 2004 e sempre trocamos nossas impressões sobre as diferenças culturais sentidas entre Brasil e Alemanha, como lidamos com elas, o que achamos... leia mais

16 minutos

Segurança Psicológica fazendo o Capitalismo mais consciente

Se já parece provocador falar em Capitalismo Consciente, o que parece então trazer Segurança Psicológica no mesmo artigo? Me parece propício começar então com um exercício de imaginação. Que tal imaginar um cenário onde as organizações tomem suas decisões através do impacto que geram em cada tipo de capital (financeiro, ambiental, social, emocional, intelectual, físico, cultural,... leia mais

11 minutos

O Mágico de ZOZZ

Bang! Bum! Póó-pó-pó-pó-pó! Uau, que espetáculo lindo! Em diferentes ritmos, os fogos de artifício explodem e iluminam a noite, numa festa multicolorida de sons e luzes. Feliz ano novo! Aninha abraça e beija seus 2 irmãos, depois dá um abraço apertado em seus pais e, por fim, faz um carinho na Kokada, sua Akita de estimação. Este foi um ano desafiador, no qual Aninha aprendeu... leia mais

13 minutos

O Futuro do Coaching é Inclusivo

(Discover – The future of coaching is inclusive) DEI (diversity, equity, inclusion) felizmente vem ganhando expressão na sociedade. Instituições dos mais diversos segmentos da sociedade estão sendo despertadas a olhar para as suas realidades e práticas inclusivas. O tema vem tomando expressão no contexto estratégico das organizações e nota-se, em alguns casos, uma corrida... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium