revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #102 - Novembro 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Futures Studies, a disciplina que estuda futuros

Ao contrário do que parece, o futuro não é um assunto recente.  Governos, empresas e universidades do mundo inteiro usam este conjunto de conceitos e ferramentas para prospectar cenários de futuro há mais de 50 anos.

O assunto pertencia prioritariamente ao universo acadêmico e até hoje é pouco conhecido entre a maioria das pessoas e das empresas.

Com a conectividade, o tema ampliou seu alcance. Atualmente, os assuntos ligados ao futuro dominam as pautas da sociedade e dos negócios, e muitos ainda não compreendem como as disciplinas relacionadas ao futuro podem nos aproximar do mundo que desejamos já nas próximas décadas.

Muito se especula sobre o futuro, sobre a tecnologia e sobre as mudanças do mundo. A inovação ocupou um espaço enorme, e vem guiando a transformação do mundo.

Como sempre, as ondas da moda fazem com que disciplinas sérias corram o risco de virar “arroz de festa” quando se popularizam. Por isso, a importância de informar e educar o mercado sobre este assunto.

Sociólogos, filósofos, historiadores, trendwatchers, áreas de marketing e governos já fazem uso dessas metodologias há muito tempo, e agora, deve se tornar um assunto de todos nós.

O futuro é incerto, desconhecido e plural. Ele emite sinais de diferentes intensidades anunciando o que pode acontecer do presente para o tempo infinito. Na física quântica, aprendemos que tudo que é manifestado na matéria foi criado antes no pensamento de alguém ou no mundo invisível da energia combinada.

Dentro da disciplina de futuros, os termos Futures Thinking, Futures Studies, Futures Literacy, Futures Research e Strategic Foresight ganham destaque  no vasto glossário de futuro,  especialmente quando o assunto coloca em cheque a continuidade dos negócios ou das carreiras no mercado de trabalho.

Conceitos básicos de Estudos de Futuros

Futures Thinking – é o pensamento orientado ao futuro. O mindset que permite visualizar o que ainda não existe, a longo prazo, sem deixar de continuar vivendo plenamente no presente, única realidade que temos.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Saúde na sua plenitude

O que é ter uma vida com saúde plena? Será apenas a ausência de sintomas e doenças? Talvez quando tivermos alcançado a tríade físico – mente – espírito de maneira equilibrada poderemos dizer que estamos vivendo a vida, não apenas sobrevivendo. A saúde na sua plenitude pode ser uma utopia. Essa busca é constante e não existe um fim na nossa jornada neste plano. O equilíbrio... leia mais

13 minutos

As diferenças culturais: entre belo sonho e pesadelo

França, Alemanha, Itália, Bulgária, Argentina, Holanda, Roménia, Brasil.  Foram as palavras que encerraram a reunião de criação da capa desta edição da revista. São os países de onde os autores do dossiê estavam a falar. A nossa reunião acaba e fico num estado de graça. O nosso grupo é o símbolo, a ilustração perfeita das diferenças culturais. Um exemplo de como... leia mais

13 minutos

Vamos falar em Segurança Psicológica nas Organizações?

Você já deve ter ouvido por aí sobre o conceito de segurança psicológica. Se ainda não ouviu, está na hora! A não ser que a sua organização não esteja precisando inovar, crescer em um contexto de incertezas constantes ou engajar colaboradores, então esse artigo não é pra você. Mas, se você quer saber como conectar as pessoas com o futuro, tomar decisões mais inteligentes... leia mais

10 minutos

Nossos traumas podem nos levar de volta a quem realmente somos

Trauma Talvez não soe como um assunto para a edição de feliz ano novo, por carregar um estigma de algo ruim, pesado, doloroso. Mas foi tão impactante aprender sobre esse assunto nos últimos tempos, que quero compartilhar o que venho descobrindo sobre trauma coletivo, individual e como isso pode impactar nossos processos de coaching e interação com todos os seres humanos, principalmente no... leia mais

13 minutos

Feliz Ano Novo? Não tenha esperanças

Como alguém que aprecia uma boa aventura, sempre que penso em Ano Novo, imagino uma viagem para um lugar inédito. Ao mesmo tempo em que meu íntimo é inundado pelo entusiasmo e excitação de logo colocar o pé na estrada, meu senso de responsabilidade me deixa alerta em relação a preparação, procedimentos de segurança e o planejamento. Em toda viagem, seja ela curta ou longa, precisamos... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium