revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #102 - Novembro 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Futures Studies, a disciplina que estuda futuros

Ao contrário do que parece, o futuro não é um assunto recente.  Governos, empresas e universidades do mundo inteiro usam este conjunto de conceitos e ferramentas para prospectar cenários de futuro há mais de 50 anos.

O assunto pertencia prioritariamente ao universo acadêmico e até hoje é pouco conhecido entre a maioria das pessoas e das empresas.

Com a conectividade, o tema ampliou seu alcance. Atualmente, os assuntos ligados ao futuro dominam as pautas da sociedade e dos negócios, e muitos ainda não compreendem como as disciplinas relacionadas ao futuro podem nos aproximar do mundo que desejamos já nas próximas décadas.

Muito se especula sobre o futuro, sobre a tecnologia e sobre as mudanças do mundo. A inovação ocupou um espaço enorme, e vem guiando a transformação do mundo.

Como sempre, as ondas da moda fazem com que disciplinas sérias corram o risco de virar “arroz de festa” quando se popularizam. Por isso, a importância de informar e educar o mercado sobre este assunto.

Sociólogos, filósofos, historiadores, trendwatchers, áreas de marketing e governos já fazem uso dessas metodologias há muito tempo, e agora, deve se tornar um assunto de todos nós.

O futuro é incerto, desconhecido e plural. Ele emite sinais de diferentes intensidades anunciando o que pode acontecer do presente para o tempo infinito. Na física quântica, aprendemos que tudo que é manifestado na matéria foi criado antes no pensamento de alguém ou no mundo invisível da energia combinada.

Dentro da disciplina de futuros, os termos Futures Thinking, Futures Studies, Futures Literacy, Futures Research e Strategic Foresight ganham destaque  no vasto glossário de futuro,  especialmente quando o assunto coloca em cheque a continuidade dos negócios ou das carreiras no mercado de trabalho.

Conceitos básicos de Estudos de Futuros

Futures Thinking – é o pensamento orientado ao futuro. O mindset que permite visualizar o que ainda não existe, a longo prazo, sem deixar de continuar vivendo plenamente no presente, única realidade que temos.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching executivo: gestão do relacionamento entre coach, cliente e a organização

(Work – Executive Coaching: Managing relationships between coach, client and organization) Fiquei muito honrada em contribuir para o diálogo sobre coaching na Converge21. Minha apresentação foi sobre os principais relacionamentos presentes em coaching executivo: a relação entre a cliente e a coach; o relacionamento entre a cliente e a organização; e a relação entre a coach e a... leia mais

13 minutos

O poder da autocompaixão: conceitos e ideias errôneas

“Um momento de autocompaixão pode mudar todo o seu dia. Uma série de momentos como esse pode mudar o curso de sua vida.” Christopher Germer Há 5 anos, ouvi pela primeira vez a palavra autocompaixão e pensei: “Eu não sei exatamente o que é isso, mas sinto que preciso de compaixão”. Nesse momento, associei autocompaixão a ser mais bondosa comigo de alguma maneira. Ao longo dos... leia mais

16 minutos

Coaching de Grupos e Equipes

“(...) Olhe, pro futuro confiante, pois a distância posso ver que no século XXI, surge um novo amanhecer (...) “ Viva a Gente - 1969 Segundo o Paradigma Luz, de Borges (1994) – “ A Construção do Ser e do Saber” é de bom tom olhar o antigo para poder entender e lidar com o novo, com a atual necessidade do aqui e agora, mas não apenas olhar, ver, ouvir e escutar para aquilo... leia mais

17 minutos

As seis dimensões da Síndrome de Burnout: compreender e prevenir

A Síndrome de Burnout pode ser prevenida! Quantas pessoas gostariam de ter evitado chegar ao esgotamento, ao sentimento de não se reconhecer mais e perder a confiança em si mesmas, em suas capacidades de concentração, de memória e de regulação emocional... Após ter vivido a síndrome e acompanhado dezenas de pessoas no processo de recuperação, considero essa experiência como um... leia mais

15 minutos

O grupo de Codesenvolvimento: um poderoso método de inteligência coletiva

Espaço colaborativo de aprendizagem, abordagem pedagógica, comunidade para o desenvolvimento das práticas profissionais, são alguns dos qualificadores utilizados nos últimos vinte e cinco anos para classificar o grupo de codesenvolvimento profissional (GCP). Alguns marcos O grupo de codesenvolvimento profissional constitui uma proposta de abordagem e método bastante precisos definidos... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium