Ao contrário do que parece, o futuro não é um assunto recente. Governos, empresas e universidades do mundo inteiro usam este conjunto de conceitos e ferramentas para prospectar cenários de futuro há mais de 50 anos.
O assunto pertencia prioritariamente ao universo acadêmico e até hoje é pouco conhecido entre a maioria das pessoas e das empresas.
Com a conectividade, o tema ampliou seu alcance. Atualmente, os assuntos ligados ao futuro dominam as pautas da sociedade e dos negócios, e muitos ainda não compreendem como as disciplinas relacionadas ao futuro podem nos aproximar do mundo que desejamos já nas próximas décadas.
Muito se especula sobre o futuro, sobre a tecnologia e sobre as mudanças do mundo. A inovação ocupou um espaço enorme, e vem guiando a transformação do mundo.
Como sempre, as ondas da moda fazem com que disciplinas sérias corram o risco de virar “arroz de festa” quando se popularizam. Por isso, a importância de informar e educar o mercado sobre este assunto.
Sociólogos, filósofos, historiadores, trendwatchers, áreas de marketing e governos já fazem uso dessas metodologias há muito tempo, e agora, deve se tornar um assunto de todos nós.
O futuro é incerto, desconhecido e plural. Ele emite sinais de diferentes intensidades anunciando o que pode acontecer do presente para o tempo infinito. Na física quântica, aprendemos que tudo que é manifestado na matéria foi criado antes no pensamento de alguém ou no mundo invisível da energia combinada.
Dentro da disciplina de futuros, os termos Futures Thinking, Futures Studies, Futures Literacy, Futures Research e Strategic Foresight ganham destaque no vasto glossário de futuro, especialmente quando o assunto coloca em cheque a continuidade dos negócios ou das carreiras no mercado de trabalho.
Conceitos básicos de Estudos de Futuros
Futures Thinking – é o pensamento orientado ao futuro. O mindset que permite visualizar o que ainda não existe, a longo prazo, sem deixar de continuar vivendo plenamente no presente, única realidade que temos.