Quero começar nossa conversa te fazendo 5 perguntas:
1 - Você consome menos de 5 porções de frutas ou vegetais por dia?
2 - Você pratica menos de 150 minutos de exercício físico por semana?
3 - Você consome mais de 3 drinks de bebida alcóolica em um único dia ou mais de 7 drinks por semana?
4 - Você fuma?
5 - Você dorme menos de 7 horas por noite?
Se você respondeu sim para a maioria destas perguntas, vou te contar que a sua saúde não vai de vento em popa! Por outro lado, se olharmos a população brasileira talvez você não se sinta sozinho.
De tempos em tempos o Ministério da Saúde faz uma pesquisa para avaliar como os brasileiros se comportam em relação a estes itens. É uma pesquisa chamada Vigitel1 e os dados preliminares da edição de 2020 mostram que 57,7% da população adulta brasileira está com sobrepeso, 21,5% é obesa, 9,5% é fumante e de cada 10 brasileiros apenas 2 consomem a quantidade mínima de frutas e vegetais considerada ideal para uma boa saúde e menos de 4 praticam exercício físico em quantidades suficientes.
Esta pesquisa telefônica avalia como estamos populacionalmente no que se refere a fatores de risco e proteção para doenças crônicas não-transmissíveis, como Pressão Alta, Ataque Cardíaco, Diabetes e Derrame. Este grupo doenças é o maior responsável pela morte ocorrida prematuramente, considerada a morte em pessoas entre 30 e 69 anos de idade. Em 2019 41,8% das mortes prematuras foram por doenças deste grupo.