Após a apresentação para líderes de uma organização da sociedade civil, a primeira pergunta feita pela diretora executiva foi: “Por que você é coach voluntário em projetos de coaching pro bono?”. Neste dia, começava um programa Ignite – programa de coaching pro bono, que amplia o impacto social da International Coaching Federation Foundation, e é organizado e implementado pela International Coaching Federation Brasil - ICF Brasil.
Por onde começo? São tantos os motivos.
Mas antes disso, um passo atrás, a expressão pro bono tem origem no latim e significa “para o bem público”, e por isso, o coaching pro bono é o coaching gratuito, voluntário, e muitas vezes solidário. Essa ação é uma maneira de contribuir para o bem maior, uma oportunidade de retribuir ou devolver para a sociedade o que foi recebido e aprendido, ou ainda, de compartilhar e oferecer o que foi feito de melhor, para quem possui menos privilégios.
Então, por que somos coaches voluntários em projetos de coaching pro bono?
• Acreditamos no poder transformador do coaching.
• Acreditamos no efeito sistêmico e em cascata que o coaching pode ter dentro de uma organização, sistema ou comunidade.
• Gostamos de apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, isso nos motiva e gera satisfação.
• Cultivamos o nosso propósito pessoal quando trabalhamos com pessoas e projetos que tem propósito e geram impacto social positivo.