gt O que mudou Parte - Perspectiva dos liderados Nos dois primeiros artigos n s sa mos do De manh ela faz tudo sempre igual do Chico Buarque para o Tudo que se v n o igual ao que a gente viu h um segundo tudo muda o tempo todo no mundo do Lulu Santos No terceiro e quarto artigos analisamos o que mudou nestes anos na perspectiva das empresas e dos l deres lideran a e agora no quinto artigo ser a vez da perspectiva dos liderados colaboradores Continuarei fazendo uso da licen a acad mica que solicitei no artigo anterior e irei utilizar pilares Prop sito Atitude Habilidade e Compet ncia para facilitar a exposi o do que mudou e continua mudando de forma acelerada nas organiza es Prop sito todos deveriam considerar como prioridade maior escolher locais de trabalho cujos prop sitos princ pios e valores sejam o m ximo poss vel alinhados com os seus pr prios Ressaltando que hoje em dia o ideal deve ser ir al m procurando cada vez mais que esses prop sitos valores e princ pios sejam compat veis com os de um mundo que se pretende que seja progressivamente mais sustent vel Atitude que a parte que cabe a todos os colaboradores do importante pilar Walk the Talk descrito no artigo anterior assegurando todos os dias a total coer ncia entre o que se diz discurso e o que se faz pr tica cumprindo o combinado sendo proativo estando sempre pronto a colaborar com as equipes n o se limitando sua descri o literal de fun o Habilidade que significa desenvolver continuadamente o seu lado especialista do T-Shape Professional descrito em artigos anteriores procurando estar sempre bem capacitado para executar com destreza todas as suas atividades atrav s da orienta o de profissionais mais experientes on-the-job da proatividade na busca de treinamento dentro e fora da empresa aprendendo com os erros contribuindo de forma complementar com as equipes multidisciplinares Compet ncia que significa desenvolver continuadamente o seu lado generalista do T-Shape Professional valorizando a vis o sist mica sabendo conviver com a ambiguidade procurando adquirir outras compet ncias t cnicas e gerenciais Do lado pessoal aprimorando o seu autoconhecimento Conhecendo bem as suas maiores virtudes potencialidades e limita es para poder contribuir de forma complementar com as outras compet ncias das equipes multidisciplinares Estando assim sempre pronto para assumir novos desafios na empresa E o que mudou nestes quatro pilares na perspectiva dos liderados dos colaboradores At os anos e at a d cada de o grande objetivo das pessoas era normalmente se formar curso t cnico ou superior e entrar em uma grande organiza o para viver uma parceira de muito longo prazo em que o seu plano de carreira ficava por conta da empresa Quem n o podia ou n o conseguia ter uma forma o m nima procurava uma oportunidade de come ar como aprendiz ou office-boy visando tamb m obter uma longa e segura carreira at a aposentadoria O desafio para o aprendizado continuado n o era mandat rio Muitos conseguiam permanecer na empresa apenas com base no seu diploma de entrada cumprindo as tarefas do dia a dia de forma muito repetitiva Nos anos com a abertura de mercado houve uma primeira ruptura neste modelo de estabilidade na rela o empresa colaborador Foi quando apareceu o termo empregabilidade que preconizava que os colaboradores deveriam ser preparados para encontrar um emprego equivalente em outra empresa caso fossem demitidos ou a empresa encerrasse suas opera o em um determinado local gt ou seja obter outro emprego Atualmente fala-se em trabalhabilidade em que n o mais se trata de encontrar outro emprego...