“(...) Olhe, pro futuro confiante, pois a distância posso ver que no século XXI, surge um novo amanhecer (...) “
Viva a Gente - 1969
Segundo o Paradigma Luz, de Borges (1994) – “ A Construção do Ser e do Saber” é de bom tom olhar o antigo para poder entender e lidar com o novo, com a atual necessidade do aqui e agora, mas não apenas olhar, ver, ouvir e escutar para aquilo que já existe; nosso desafio é garimpar o que há de mais valioso e valoroso nesse patrimônio cultural, adaptando, atualizando ou até mesmo ressignificando, integrando a temporalidade do passado, presente e futuro numa dimensão só, onde processo e produto, acerto e erro, a lógica da ciência e os conflitos da assistematização para a sistematização, a garantia da informação à formação do desenvolvimento e aprendizado do sujeito estejam todos imbricados.
Convido você leitor a entrar comigo num túnel do tempo, para visualizarmos por um fio que vou pinçar deste grande novelo.
Vamos dos anos sessenta passando pelo mundo VUCA e aterrizando no mundo BANI pós COVID -19.
Para aquecer a reflexão, escrevo o que borbulha em minha cabeça nesse momento....
O que há no antigo a ser garimpado de nossa filogênese até a ontogênese de cada Eu?
Como a modalidade coletiva seja coaching de grupos ou equipes podem ajudar?
Que protocolos ou regras de padrões de interação podemos lançar mão?
As 8 competências ICF podem ser um “GPS” vivencial e relacional para nós?
Convido-vos a pensar...
A análise tem como ponto de partida a dimensão sociocultural, o espaço 2, a realidade externa como sinaliza Borges em seu paradigma transdisciplinar; dos anos rebeldes, (o intenso anos 60) até os tempos pós-COVID-19, o mundo BANI.
Qual o cenário no Brasil e no mundo nos anos 60?
Estamos falando de uma década que teve um grande crescimento na ciência e tecnologia, nos esportes, na comunicação, na cultura, nas artes, na religião e principalmente na política nacional e internacional; como por exemplo: em 1961, o russo Yuri Gagarin torna-se o primeiro homem a entrar no espaço soubemos através dele que nosso planeta é azul! Em 1962, nosso país é bicampeão mundial no Chile, em 1963 a extinta TV Tupi faz a primeira transmissão em cores da televisão e em 1967 ocorre a 1ª. transmissão via satélite, neste mesmo ano acontece na África do Sul o 1º. transplante de coração e no ano seguinte 1968, o 1º. transplante do coração é realizado no Brasil. Em 1969 o 1ºe-mail da história é enviado entre computadores realizados em áreas distintas e neste mesmo ano cria-se a Arpanet - o embrião da internet, essas conquistas mais que suficientes já denunciam como e porque nos deparamos com esse mundo VUCA, termo criado pelo exército estadunidense nos anos 90, pós guerra fria, o intuito era criar planos de contingência conforme cada situação possível.