revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #10 - Março 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 10

Nosso coach João compartilha uma situação interessante que vive e pede uma luz. Diz João:
- Um de meus coachees corporativos, um gerente de marketing com dez anos de empresa e quinze de carreira, na segunda sessão de Coa­ching, muito emocionado, diz que na verdade não vê sentido nas metas pelas quais está trabalhando no Coaching, que elas não ecoam no seu coração. Diz sentir um imenso vazio interior e não ter a menor ideia de que direção seguir. Sonha em ganhar na loteria e passar os próximos cinco anos apenas viajando pelo mundo. Ele diz que perdeu a capacida­de de sonhar, que os planos, mesmo os pessoais não causam nenhum entusiasmo, pois parecem não fazer sentido em sua vida. Ele se sente a pessoa errada, na empresa errada, levando a vida errada. Eu, como coach, não consegui contribuir com grandes questionamentos que lhe trouxessem alguma luz pois, de certa forma, também me sinto assim... Minha maior vontade era dizer para ele: '– Eu também'.


Olá João, obrigada por compar­tilhar conosco sua história. Com certeza, todos nós coaches, em algum momento, nos identi­ficamos com as questões dos nossos clientes e precisamos saber lidar com isso.

Vou compartilhar com vocês o que, em minha percepção, seria a melhor forma de condução de um processo de Coaching como o trazido por você.

Para isso, quero dividir a análi­se em duas partes: o que está acontecendo com o coachee e o que está acontecendo com o coach. Iniciemos pelo coachee.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 143

Nossa cliente Maria no traz o seguinte caso: além de conduzir processos de coaching com clientes que me remuneram também tenho clientes pro bono. Gosto de ter clientes que não me pagam porque é uma maneira de contribuir com algumas ONGs com as quais me identifico. Além disso acrescento horas de coaching ao meu portfólio. A questão é que percebo duas diferenças nas sessões nas quais não... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 142

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: fui contratado por uma empresa para trabalhar com uma gerente comercial cujos resultados estão abaixo da meta. Ela está engajada no processo de coaching e busca formas de alcançar mais resultados para sua área. Entretanto, observo questões da empresa que, se não mudarem, tornam o alcance de objetivos da minha cliente praticamente impossível. Como... leia mais

5 minutos

Um outro olhar - Ed. 141

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: terminei a capacitação de coaching em uma renomada instituição. Tenho alguns clientes e quero continuar me desenvolvendo nesse ofício que me traz tanto significado e prazer. Pensei em me juntar a um grupo de mentoria ou de supervisão, mas estou em dúvida; qual a melhor opção para uma pessoa recém capacitada em coaching? Maria, em primeiro... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 140

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: acabo de conquistar a credencial ACC da ICF e tenho conduzido boas sessões de coaching junto a meus clientes, entretanto tenho dificuldade em encerrar os encontros. Muitas vezes me estendo mais do que o programado, pois acredito que a elaboração dos clientes sobre seus temas segue seu próprio tempo. Quando os clientes têm algum compromisso... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 139

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: conquistei a credencial MCC da ICF e realizei formação em mentoria. Tenho apoiado coaches a submeterem gravações de coaching para a ICF e assim obterem suas credenciais nessa instituição. Em geral meus clientes coaches são bastante críticos frente às suas gravações. Nesses casos meu trabalho é apoiar os coaches e expandir sua autoconfiança.... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium