Antes de iniciar cada dia, ainda naquele momento de sair do sono, eu agradeço. Aqui não poderia ser diferente, início agradecendo. Ao Luciano Lannes, que nos oferta mensalmente muita informação de qualidade, por confiar a coordenação desse dossier a mim. A cada um dos autores, que se disponibilizaram em compartilhar suas experiências conosco, pela dedicação e comprometimento. À Izildinha Rommel, que teve um papel muito especial na minha vida, não apenas relacionado ao Codesenvolvimento e, finalmente, aos meus queridos parceiros da Eight∞ Diálogos Transformadores, rede colaborativa e de afeto da qual faço parte, por me desafiarem a ser uma pessoa melhor a cada dia.
Apresento esse dossier contando a minha história com o Codesenvolvimento, uma paixão que levo comigo e que me ensina que juntos somos mais fortes, mais belos e mais inteligentes.
Conheci o Codesenvolvimento Profissional em 2010, uma abordagem colaborativa de desenvolvimento de grupo, criado por Adrien Payette e Claude Champagne (autor do primeiro artigo deste dossier onde conta sobre as origens e as bases do Codesenvolvimento; Claude tem 35 anos de experiência em desenvolvimento organizacional, psicologia do trabalho e formação de pessoas no setor de saúde e de serviços sociais do Quebec e acabou de lançar seu segundo livro sobre Codesenvolvimento).
Nesta ocasião o grupo francês onde eu trabalhava lançou um grande projeto de Transformação Cultural e, como eu coordenava a implementação desse projeto no Brasil, viajei até Paris para receber treinamento de forma que eu pudesse, na volta, multiplicar facilitadores internos localmente. Fui formada pela Universidade Corporativa através da consultoria da empresa de Catherine Hoyez (autora do segundo artigo em que podemos constatar a eficiência da abordagem no mundo pandêmico; Catherine é consultora e coach e vem difundindo essa abordagem na França junto à inúmeras empresas, facilitando grupos, formando Facilitadores e oferecendo supervisão para Facilitadores). Lá senti na pele o poder do método e voltei para o Brasil apaixonada.