icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #96 - Maio 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Humanizar a comunicação: reivindicar e pesquisar práticas comunicativas humanizadas

Comunicar trata-se de fazer o outro chegar perto da emo o e da for a do vivido Ciro Marcondes Filho p Quando observamos a circula o do termo comunica o acompanhado de adjetivos que refor am suas qualidades subjacentes entendemos que pode haver uma ponta de den ncia e outra de reivindica o Den ncia de uma comunica o mec nica autom tica e funcionalista que adotada em excesso e sem reflex o a instrumentaliza e embarga suas qualidades relacionais e humanas Reivindica o pois especialmente neste momento em que nos comunicamos nos mundos f sico e digital com intelig ncias artificiais e tecnologias pautando ou sendo ve culos da parte de nossas a es comunicativas importante n o perder de vista a servi o de qu e de quem est a comunica o A comunica o aut ntica como express o est presente em diversos estudos de Educa o e Lingu stica desde a d cada de em an lises de m todos de ensino que discutem quest es em torno da naturalidade e do artificialismo dos materiais e exemplos usados em sala de aula Psicologia com foco em rela es familiares e a partir dos anos no estudo de gest o organizacional com abordagem relacional O soci logo franc s Philippe Zarifian conceitua o termo comunica o aut ntica como um processo pelo qual se instaura uma compreens o rec proca e se forma um sentido compartilhado resultando em um entendimento sobre as a es que os sujeitos envolvidos s o levados a assumir juntos ou de maneira convergente Zarifian p J no contexto brasileiro desde a comunica o aut ntica passa a se conectar com o conceito e a abordagem da Comunica o N o Violenta CNV com a difus o do trabalho da coach e mediadora Carolina Nalon Entendemos este chamado autenticidade como um pedido de inclus o resgate da nossa subjetividade na comunica o e portanto de nossa humanidade em sua complexidade no modo como interagimos conosco com as pessoas e com a sociedade Partilhar e transferir s o os dois caminhos de sentido que a comunica o vem trilhando de sua origem latina communicare os quais se bifurcam em abordagens m ais dial gicas e relacionais e outras mais informacionais e instrumentalizadas Lelo Ser que poss vel chegar a um ponto de encontro entre essas acep es etimologicamente divergentes As express es comunica o aut ntica e comunica o humanizada nos sugere que sim Quando verdade legitimidade e humanidade s o convocadas nessas express es porque a comunica o perdeu seu rumo em algum lugar dessa hist ria E temos algumas pistas hoje de onde ela ainda se perde nas fake news na exig ncia de produ o e transmiss o de conte do acelerada nas rela es t xicas abusivas pessoais e profissionais que usam comunica o como ve culo de controle e puni o no n na garganta que tantas vezes carregamos e n o encontramos meios de desatar Trilhando o caminho da comunica o como di logo entendemos a comunica o como uma pr tica essencialmente humana Ent o faz sentido usar um pleonasmo como humaniza o da comunica o ou comunica...
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Habilidades e Competências: Da sessão de Action Learning para a vida profissional

Imagine um ambiente onde não existem respostas prontas, apenas perguntas poderosas. Um espaço onde profissionais se reúnem para desvendar juntos desafios complexos de suas realidades corporativas. Bem-vindos ao universo do Action Learning – um método que revoluciona não apenas como aprendemos, como também quem nos tornamos no processo. O Action Learning carinhosamente aqui descrito como... leia mais

13 minutos

Cultura Organizacional: a chave para resultados sustentáveis e pessoas saudáveis

Quando pensamos no futuro do trabalho, é comum associar a ideia à tecnologia, à inteligência artificial ou à automação de processos. Mas, se olharmos com mais cuidado, veremos que o verdadeiro diferencial competitivo das organizações não está em máquinas ou algoritmos, e sim nas pessoas que dão vida a elas. E o que conecta essas pessoas, dá sentido às suas escolhas e molda suas... leia mais

11 minutos

O SER Humano e a Criatividade e a Relação com a Biomimética

Gosto da brincar com a origem das palavras. Assim como árvores precisam de raízes fortes, nossa linguagem e cultura também precisam de suas raízes. Quando penso em criatividade me vem em mente a criança. Leve, curiosa, quer experimentar, se arrisca em movimentos novos, se interessa em mil “porquês” e não tem medo de não saber. Quem já foi assim? E o melhor, quem ainda... leia mais

9 minutos

Coaching Inclusivo e TDAH nos Negócios: estratégias para um mundo do trabalho mais justo, produtivo, humano e feliz

Nos últimos anos, testemunhamos uma mudança significativa no modo como lideramos pessoas e organizamos o trabalho. A diversidade, finalmente, começou a ganhar espaço nas Organizações, mas ainda focada em marcadores visíveis como gênero, raça, idade, condições físicas, sexualidade, entre outros. Entretanto, é preciso ir além, é necessário incluir aspectos “invisíveis” que... leia mais

16 minutos

Os Múltiplos Rostos da Escassez: o Medo que se Disfarça de Realidade

Pois aqui iniciamos a nossa jornada de descobrimentos e queremos compartilhá-la com você, caro leitor. Como compartilhei no capítulo anterior, quando iniciamos este caminho, havíamos pensado em explorar este binômio escassez-abundância, para vermos o que seria revelado, tanto na pesquisa bibliográfica, quanto nas entrevistas. O primeiro achado, bem contundente, é de que o senso comum... leia mais

16 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium