Há extensa literatura, palestrantes, autores renomados e até frases de efeito que abordam o tema do poder da escolha. Muitos trazem à atenção o individualismo deste poder - só depende de nós mesmos - bem como à reflexão das consequências de nossas escolhas. Lemos e ouvimos tudo isso, mas nem sempre conseguimos assumir este poder e aceitar suas consequências. Medo, ansiedade, inaptidão, dentre outros inúmeros obstáculos costumam tirar este poder de nós e, infelizmente, mesmo sem escolher, somos impactados pelos resultados.
No artigo de hoje gostaria de trazer um olhar diferente para este tema e, claro, conectar tudo isso ao contexto das finanças, começando com uma frase de Machado de Assis:
“Dinheiro não traz felicidade – para quem não sabe o que fazer com ele.”
Apesar de controvérsia, gosto desta frase e quero transcrever o que ela tem a ver com tema de hoje. Mas antes, deixo claro que acredito que podemos ser felizes com aquilo que nenhum dinheiro do mundo possa comprar. Temos doenças que nenhum dinheiro cura e ainda sabemos que, como diz um ditado, tem gente que é tão pobre que só tem dinheiro. Mas olhando de um outro ponto de vista, vamos entender o que tem de coesão nesta frase.