A dicotomia entre viver o presente e se preocupar com o futuro me fez reiniciar este artigo por muitas vezes. Por isso, antes de ir direto ao tema de hoje, quero esclarecer que acredito que viver o presente é tão importante quanto planejar o futuro. O equilíbrio também é necessário e primordial quando falamos em viver a vida. Charles Brown e Snoopy retrataram isto de forma emblemática no seguinte diálogo:
“- Algum dia iremos morrer, Snoopy.
- Verdade, mas todos os outros dias vamos viver.”
Para viver uma vida abundante todos os outros dias, desde o nascimento até a velhice, precisamos viver o hoje e planejar o amanhã. E mesmo concordando que precisamos viver intensamente o presente, hoje vou escrever sobre a importância de também pensar no futuro. Planejar a tão desejada aposentadoria!
Há vários termos para descrever este futuro: melhor idade, velhice, longevidade, independência financeira e até aposentadoria. E a boa notícia é que podemos escolher o nome que quisermos chamar e principalmente decidir quando e como este futuro será. Porém a má notícia não se absteve ao tema. Ainda temos uma escassez de educação financeira no Brasil, dentre outras questões culturais e políticas, que nos desviam do foco e da motivação para trazer esta decisão para nossas mãos.