A imunidade à mudança e a velocidade na carreira.
Velocidade! É a palavra que eu mais ouço dos coachees quando uso a ferramenta ITC – Immunity to Change, elaborada por Robert Kegan e Lisa Lahey. Velocidade para chegar ao lugar que realmente trava o movimento necessário para que a mudança desejada aconteça.
Tive meu primeiro contato com a ferramenta em 2014 num evento organizado para ICF Brasil no RJ. Na oportunidade, fiz meu mapa juntamente com um coach indiano, e o resultado foi surpreendente! Como era possível chegar à crença tão rapidamente? E perceber o quanto ela funcionava para impedir que o comportamento desejado se instalasse.
Em um curto espaço de tempo, tive a oportunidade de utilizar a ferramenta num processo de coaching que estava conduzindo, e a questão do coachee era dedicação aos estudos para uma nova carreira profissional. E mais uma vez, uma reação de “uau!!! Então era isso que estava me prendendo?!?!”. Após a visualização do seu mapa, foi possível perceber a energia e as ações do coachee em direção ao seu objetivo, de forma mais consistente e consciente. É claro que os primeiros passos devem ser cautelosos, mas são dados com muita energia e empenho.
Inspirada por essas respostas que a ferramenta possibilitou, fui fazer a formação em 2015. Foram 3 dias de imersão, fazendo meu próprio mapa de imunidade e aplicando nos colegas participantes do curso. Resultados fantásticos sempre! Claro que não é apenas enxergar o que nos trava, mas fazer o movimento em direção ao que nos liberta.
E hoje, após quase 5 anos, os insigths andam sempre por esses lugares: nossas crenças e pressupostos que podem estar nos protegendo de forma excessiva da mudança necessária; e a velocidade com que a ferramenta nos leva até elas é espantosa. É importante também destacar que essa mesma velocidade pode assustar. Sim! Assustar.