revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #85 - Junho 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Psicologia, Espiritualidade e Coaching

Na década de 50 Abraham Harold Maslow, psicólogo norte americano afirmou: “Precisamos de uma psicologia positiva, que estude a dimensão saudável do indivíduo”. Acrescentava que era inerente ao ser humano vivenciar experiências culminantes e que essas eram positivas, transformadoras; traziam à tona estados de êxtase, alegria, cura, promoviam valores construtivos, contribuindo para melhores seres humanos e uma sociedade melhor.

 Experiências culminantes era utilizado para nominar as experiências de união com o todo, místicas, espirituais, de forma a não as enquadrar em uma religião, uma vez que as mesmas independem de adesão a crenças religiosas (Maslow, A.1970).

Desta forma Maslow torna -se o grande responsável por inserir uma nova linguagem conceitual na Psicologia quando foi presidente da APA (American Psychology Association) em 1968 e oficializa a Psicologia Transpessoal em uma reunião com Vitor Frankl, Antony Sutich, James Fadiman e Stanislav Grof.

Esta premissa já havia sido evidenciada por William James (1842-1910) o qual sugeria que a pesquisa sobre a Consciência deveria ser o objeto central da Psicologia. Uma psicologia na qual a espiritualidade lhe é própria; uma fonte genuína de força, poder interior e amor universal.

Indagações me vinham à tona. Como poderia a espiritualidade estar presente no processo de psicoterapia.? Como poderia ser parte ativa nos processos de Coaching?

Em minha prática clínica foram se delineando a perspectiva de que uma abordagem espiritual em psicologia, a qual pudesse abrir um portal no universo sutil do indivíduo, possibilitando um trabalho pessoal ou grupal profundo (Saldanha, V.1999).

Foi sendo gestado um enfoque com distintas aplicações em várias áreas do saber. Assim nasceu a Abordagem Integrativa Transpessoal, objeto de minha tese de doutorado na UNICAMP.

 A Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT) caracteriza-se como um conhecimento Transdisciplinar na área das ciências humanas (Saldanha, 2008).

Basarab Nicolescu evidencia o transdisciplinar como algo que não está no interior não produzindo nova religião, nem no homem exterior, não gerando nova ciência. Há uma dialética histórica e transhistórica exigindo uma perspectiva transdisciplinar.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Os Desafios da Implantação de uma Cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão

Introdução A diversidade, equidade e inclusão (DEI) é uma estratégia cada vez mais relevante nas organizações, visando criar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, que valorize todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. No entanto, implementar uma cultura de DEI é um desafio significativo. Dados do IBGE de 2022 mostram que 56% da população brasileira se... leia mais

10 minutos

IA Generativa: Uma Nova Era para o Desenvolvimento Humano

A inteligência artificial, carinhosamente chamada de “IA”, tem dominado as conversas nos últimos anos, e com razão. A promessa de máquinas que simulam a inteligência humana, capazes de aprender, criar e solucionar problemas complexos, capturou a imaginação de muitos. Dentro desse universo em constante expansão, a IA Generativa se destaca como uma das áreas mais promissoras e... leia mais

10 minutos

Novos Humanos & seus Cenários de Futuro(s) Saudáveis

“Em um mundo onde pós-verdades e deepfakes coexistirão com verdades pessoais e sutis, se tornará importante ter a consciência expandida. Somente o racional, o exato, os sentidos físicos não serão suficientes para navegar nesses futuros altamente imersivos, artificialmente inteligentes e interconectados por biosensores e multiversos. Será essencial desenvolver tecnologias humanas” Nas... leia mais

10 minutos

Construindo uma Cultura de Coaching: Cases e Desafios

Um número crescente de organizações reconhece o valor da construção de uma cultura de coaching que ofereça aos colaboradores, em todos os níveis, a oportunidade de desenvolverem as suas competências, aumentarem o seu valor e alcançarem os seus objetivos profissionais. Desde 2014, a International Coaching Federation (ICF) e o Human Capital Institute (HCI) vem pesquisando os componentes... leia mais

12 minutos

Desenvolvimento Vertical de Líderes: Construindo o Futuro com os Inner Development Goals

No atual cenário de complexidade e incerteza, o desenvolvimento de liderança precisa ir além da transferência de conhecimentos e habilidades. Este artigo diferencia o desenvolvimento horizontal do vertical, enfatizando como este último amplia a capacidade de liderança transformacional. Apresentamos os Inner Development Goals (IDGs) como modelo para acelerar o desenvolvimento... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium