Olá, estamos iniciando uma série de artigos sobre Finanças Pessoais com o objetivo de trazer reflexões sobre o nosso comportamento quando se trata das nossas finanças.
A Educação Financeira tem sido considerada como um fator importante para o desenvolvimento da população brasileira, tão carente deste tipo de informação, a ponto do Governo, instituições de ensino, instituições financeiras estarem dedicando parte do tempo e recursos para informar e transformar o comportamento da população, através do conhecimento de cada indivíduo, nesta área tão vital para as nossas vidas.
A partir de janeiro de 2019, passou a ser obrigatória a Educação Financeira para crianças do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, adaptando-se às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que orienta a elaboração dos currículos.
O conteúdo de Educação Financeira deve ser abordado principalmente em Matemática, como conceitos de economia e finanças, também em Ciências e História, com estudo do valor do dinheiro, sua função na sociedade, impostos, consumo ao longo da história.
Com isto podemos considerar a importância deste tema para a vida das pessoas, mas que até então não mereceu a devida atenção e a Educação Financeira não havia sido inserida na vida escolar, e tampouco na educação da maioria dos brasileiros.