revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #77 - Outubro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Marketing é um superpoder.

Foi essa conclusão que cheguei quando entendi que fazer marketing era a principal forma de fazer um negócio deslanchar.

Inegavelmente todo mundo precisa de marketing.

Estamos vivendo a revolução digital ao mesmo tempo que estamos despertando para a expansão da consciência e vejo o quanto esses dois universos precisam viver em equilíbrio.

Hoje, esse equilíbrio não existe. Ainda.

Marketing Digital pode ser chato e difícil demais para quem quer fazer sozinho. E pode ser manipulador e repetitivo demais para quem consome.

Depois de estudar inúmeras táticas de marketing digital ensinadas por gurus no mundo inteiro, percebi que elas foram pensadas para funcionar em grandes empresas, com orçamento para investir em agências e campanhas. Utilizando ferramentas de última geração e contratando pessoas que respiram marketing 24 horas por dia, essas empresas obtêm resultados do tamanho de seus altos investimentos - o que é sua prerrogativa. 

Em contrapartida, quando o pequeno empreendedor ou autônomo decide entrar no jogo e divulgar seu trabalho usando o marketing digital, o que acontece na maioria das vezes é um massacre: de vidas, de valores, de orçamentos e de autoestima.

É impressionante o que os profissionais e agências de marketing digital esperam do pequeno empreendedor, aquele que trabalha sozinho e que só quer um fluxo de clientes sustentável para conseguir pagar suas contas. 

O que se vê de solução para eles é uma adaptação grosseira do marketing para grandes empresas, pouco ou nada pensadas para um negócio de uma pessoa só, prometendo resultados rápidos e com pouco esforço, criando uma expectativa ilusória daquilo que realmente acontece.

Só para ilustrar, estou me referindo às fórmulas de lançamento, investimentos em anúncios, em SEO, em email marketing, copywriting e outros. Táticas que são efetivas quando aplicadas em determinados tipos de negócio e que são vendidas para o público como uma solução rápida, milagrosa e universal. 

Por mais que tentemos seguir esses passos “rápidos e milagrosos”, os resultados dificilmente são os prometidos e ficamos com um sentimento negativo em relação ao marketing. 

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Assédio no Ambiente de Trabalho: Compreensão e Implicações Legais sob a CLT

O ambiente de trabalho é onde passamos uma parte significativa do nosso tempo diário, e é essencial que seja um espaço seguro e saudável para todos os colaboradores. Infelizmente, o assédio no local de trabalho é uma realidade que muitas pessoas enfrentam, prejudicando não apenas o bem-estar dos funcionários, mas também a produtividade e o ambiente geral da empresa. Neste artigo,... leia mais

9 minutos

Sobre Inteligência Emocional

Ahh emoções, sempre as emoções. Quando somos perguntados se somos seres racionais ou emocionais, a maioria responde, com grande convicção, racionais. Pois é! Quando pensamos na frase “as pessoas são contratadas pelas suas competências técnicas e demitidas, via de regra, pelas incompetências emocionais”, vemos que as emoções exercem um papel muito maior em nossas vidas do... leia mais

5 minutos

O impacto das emoções na confiança e nas relações

Sabemos que todos os clientes são pessoas, e que todos os funcionários são pessoas. Logo, para entender de negócios precisamos entender de pessoas, correto? Mas, a pergunta que fica é: como pessoas funcionam? De acordo com o Eneagrama Cognitivo, a teoria de funcionamento psicológico humano mais recente, desenvolvida por Jomar Filho, pessoas são movidas por certas energias, que dão vida... leia mais

9 minutos

A importância do assessment executivo para o caminho de fortalecimento da cultura

Toda a organização tem sua cultura. Não existe cultura ruim, existe a cultura que funciona, que materializa o real propósito e a estratégia da empresa. Quando uma empresa embarca no processo de entendimento e disseminação da cultura, alguns aspectos são fundamentais, para que o trabalho tenha sentido, reverbere e dê resultados: - Compromisso pessoal do número 1 e seus imediatos ... leia mais

10 minutos

A importância da sexualidade no desenvolvimento da infância e adolescência

Para o bem das gerações atuais e das próximas, é hora de entendermos de forma mais fiel e coerente a teoria Freudiana sobre sexualidade e sua fundamental importância desde os primórdios de nossa experiência como humanos. Objetiva e resumidamente, quero iniciar esta implicação facilitando a compreensão da proposta de Freud, que considera a libido não apenas de forma superficial... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium