revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #77 - Outubro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Marketing é um superpoder.

Foi essa conclusão que cheguei quando entendi que fazer marketing era a principal forma de fazer um negócio deslanchar.

Inegavelmente todo mundo precisa de marketing.

Estamos vivendo a revolução digital ao mesmo tempo que estamos despertando para a expansão da consciência e vejo o quanto esses dois universos precisam viver em equilíbrio.

Hoje, esse equilíbrio não existe. Ainda.

Marketing Digital pode ser chato e difícil demais para quem quer fazer sozinho. E pode ser manipulador e repetitivo demais para quem consome.

Depois de estudar inúmeras táticas de marketing digital ensinadas por gurus no mundo inteiro, percebi que elas foram pensadas para funcionar em grandes empresas, com orçamento para investir em agências e campanhas. Utilizando ferramentas de última geração e contratando pessoas que respiram marketing 24 horas por dia, essas empresas obtêm resultados do tamanho de seus altos investimentos - o que é sua prerrogativa. 

Em contrapartida, quando o pequeno empreendedor ou autônomo decide entrar no jogo e divulgar seu trabalho usando o marketing digital, o que acontece na maioria das vezes é um massacre: de vidas, de valores, de orçamentos e de autoestima.

É impressionante o que os profissionais e agências de marketing digital esperam do pequeno empreendedor, aquele que trabalha sozinho e que só quer um fluxo de clientes sustentável para conseguir pagar suas contas. 

O que se vê de solução para eles é uma adaptação grosseira do marketing para grandes empresas, pouco ou nada pensadas para um negócio de uma pessoa só, prometendo resultados rápidos e com pouco esforço, criando uma expectativa ilusória daquilo que realmente acontece.

Só para ilustrar, estou me referindo às fórmulas de lançamento, investimentos em anúncios, em SEO, em email marketing, copywriting e outros. Táticas que são efetivas quando aplicadas em determinados tipos de negócio e que são vendidas para o público como uma solução rápida, milagrosa e universal. 

Por mais que tentemos seguir esses passos “rápidos e milagrosos”, os resultados dificilmente são os prometidos e ficamos com um sentimento negativo em relação ao marketing. 

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Networking – as surpresas trazidas pela ciência

Apresentado no Converge por Sally Colella Nestes quase 10 anos de trabalho como coach de executivos e de profissionais que buscam construir sua identidade na carreira e ou fortalecer competências, constatei que uma das habilidades menos desenvolvidas é a construção e manutenção da rede de relacionamentos. O discurso sobre a importância do tão comentado networking como recurso... leia mais

15 minutos

Aplicação dos Conceitos Sistêmicos no Coaching

Neste artigo, o objetivo é mostrar a aplicação dos conceitos sistêmicos no coaching. Para isto, é importante contextualizar o desenvolvimento do trabalho com as constelações sistêmicas e o interesse dos profissionais que aprendem a metodologia e suas ferramentas para o trabalho do coaching sistêmico. No início do trabalho com as constelações no Brasil, depois das primeiras... leia mais

12 minutos

Uma nova tecnologia para resolver um velho dilema e as inevitáveis escolhas que temos que fazer

“TUDO VALE À PENA QUANDO A ALMA NÃO É PEQUENA – Fernando Pessoa” Como resolver da melhor forma nossas diferenças? Essa foi uma das perguntas centrais que orientou a pesquisa que trouxe para nós, seres humanos, uma das maiores novidades tecnológicas na área de resolução de conflito. Com o termo “tecnológicas”, me refiro a uma das definições encontradas nos dicionários... leia mais

13 minutos

A força curativa das imagens

Em julho de 2015 fazendo uma pesquisa sobre modelos mentais, crenças, consciência, etc, apareceu um vídeo da formação de facilitadores das ferramentas Points of You®. Fiquei intrigada, mas como a formação era na Polônia, optei por postergar naquele momento. Eu sempre busco ferramentas e cursos que estejam embasados em teorias sérias e comprovadas, isso é meu, auxiliar as pessoas a... leia mais

11 minutos

Estresse - Aquele que nos salva de poucas e boas

Este nosso companheiro há milhões de anos é mesmo o responsável por quase todos os males da vida moderna? Como harmonizar ou mesmo aproveitar toda esta energia produzida pelo estresse para potencializar o corpo, a mente e as emoções de forma conjunta e integrada? No nosso artigo publicado na edição 74, julho 2019, discorremos sobre a prática nutricional com o suporte das Dinâmicas... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium