revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #74 - Julho 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Mudança de hábitos limitantes: a difícil conquista do cliente de Coaching

Um dos desafios do coach é trabalhar o poder dos hábitos no processo de coaching, seja instalar um novo ou mudar um existente. Ambas as situações exigem do cliente vontade verdadeira em mudar e, do coach, compreender como lida com os hábitos de seus clientes, com seus próprios hábitos e como eles nos limitam.

Segundo a neurociência, sobreviver aos estímulos do mundo e manter-nos o mais estável possível é nosso principal objetivo como ser humano. Se algo acontece em meu meio ambiente, ou me vêm à memória stuações do passado, ou mesmo algo fruto de minha imaginação que possa me desestabilizar, reações motoras e/ou emocionais são desencadeadas em mim para retornar à estabilidade.

Esse processo consome muita energia cerebral, emocional e física. Isso nos leva a colocar no automático muitas dessas reações, pois tudo que colocamos no automático não consome energia e facilita nossa vida, surgindo, quando necessário, como um reflexo insconsciente, se transformando em um comportamento concreto que, aos olhos dos outros, e até aos nossos próprios, pode parecer inesperado. As reações automatizadas são armazenadas sob o ponto de vista de sua relevância para a pessoa que a armazenou. Quanto mais relevante é para nós uma reação automatizada, mais cristalizada está em nosso inconsciente.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Conduzindo e aprendendo com os processos de coaching executivo individual

Vocês podem achar estranho a inclusão da palavra conduzir no título deste texto. No dicionário Aurélio vemos que significa “ir junto com ou dentro de (algo), de um lugar para outro, dando-lhe direção e/ou comando; guiar, dirigir”. Sabemos que coaching se trata de uma parceria com nosso cliente, um trabalho sem hierarquia, de igual para igual; o “ir junto com, de um lugar para... leia mais

12 minutos

Coaching Executivo – Uma relação de confiança

Nesta década, o uso do coaching, como processo de desenvolvimento profissional ou pessoal, muito se intensificou. Não apenas refiro-me ao fato de que o coaching passou a ser usado por grande maioria das organizações, como também passou a ser oferecido em larga escala, para os diversos níveis de liderança – de presidentes até supervisores. As múltiplas soluções encontradas pelas... leia mais

9 minutos

Coaching executivo: aplicações e desafios

Origens do coaching executivo O coaching executivo nasceu como uma subdisciplina do coaching na década de 1980, na mesma época em que a área de Desenvolvimento Organizacional ganhou projeção, programas de assessment foram lançados por consultorias internacionais e sistemas de avaliação 360 graus começaram a ganhar espaço. Segundo Kilburg e Dietrich, foi também nos anos 1980 que... leia mais

9 minutos

Coaching executivo – Estratégia para resultados

Em meados de 1942, Carl Rogers publicou sua obra “Counseling and Psychotherapy”, baseada em suas intervenções de aconselhamento profissional no ambiente corporativo, onde acenava para a necessidade de desenvolvimento de pessoas. A partir de então, seus estudos apontavam que o aspecto social em uma organização teria mais importância do que o foco em produtividade em si. Hoje, em plena... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium