Para trilhar a jornada é preciso uma bússola.
A programação do inconsciente de uma pessoa é formada pelas crenças e valores que ela adquiriu em sua infância, adolescência e experiências passadas. Para modificar a percepção do coachee referente a um determinado contexto, é preciso modificar as raízes de seus pensamentos, ou seja, as suas crenças e valores de vida pessoais. Assim, o presente artigo apresenta o conceito de valores pessoais de vida e como estes se inter-relacionam com as possíveis opções e alternativas do coachee para realização de suas metas e objetivos.
O que são valores de vida? Valores atraentes, ou simplesmente valores são os estados emocionais que uma pessoa busca vivenciar. Segundo Anthony Robbins, qualquer coisa que você preza pode ser considerada um valor. São as coisas que são mais importantes para a vida do coachee. Portanto, para se fazer uma jornada prazerosa em busca da meta desejada, é preciso conhecer a bússola que guia nossas vidas, ou seja, nossos valores de vida pessoais.
No entanto, verifica-se atualmente que a maioria das pessoas não tem consciência de quais são seus valores de vida. Se desejarmos um nível de realização pessoal, profissional, de relacionamentos e de qualidade de vida, somente poderão ser alcançados definindo quais são os valores de vida e assim viver por eles. Você já se deparou em momentos de dúvidas em algum momento de sua vida? Provavelmente isso aconteceu por causa de alguma indefinição de valores. Por exemplo, você toparia trabalhar em uma empresa para fazer limpezas em tubulações no subsolo onde existe a possibilidade de ser picado por animais peçonhentos por um salário de R$ 50.000,00, mais benefícios, a cinco mil quilômetros de sua atual residência? Independentemente da sua resposta, você responderia essa pergunta baseada em seus valores pessoais de vida. A distância da família, o valor monetário a receber, o perigo de morte que iria correr, tudo isso, influenciaria sua decisão. Mas porque você levaria todas essas possibilidades em consideração antes de tomar a decisão? Porque tudo isso influenciaria os estados emocionais que você iria vivenciar caso aceitasse ou não este emprego.